Foram descobertos novos registros de patente que detalham os planos da Honda para instalar sistemas de câmeras e radares na dianteira e traseira da próxima Africa Twin 1100.
O radar frontal mostrado nas patentes é muito parecido com as unidades já disponíveis nas Ducati, BMW e KTM e fica “ao ar livre”, logo abaixo do farol. E, se você olhar bem para o design do Africa Twin, parece que a marca já o estava considerando quando a motocicleta foi desenhada.
Uma mudança na carroceria que a patente menciona especificamente é um novo para-lama dianteiro com uma seção cortada na parte superior para garantir que a peça não interfira com o sensor de radar, mesmo quando os garfos estejam totalmente comprimidos.
O projeto também prevê a implementação de um radar montado na parte traseira, no suporte da placa da Africa Twin. A ideia é que o radar traseiro possa monitorar veículos se aproximando por trás e fornecer um sistema de alerta de pontos cegos por meio de luzes de advertência nos espelhos ou no painel da moto.
Os desenhos mostram que a motocicleta poderia ter não apenas um, mas dois radares traseiros. Em vez de apontar diretamente para trás, como na Ducati Multistrada V4 (a única a oferecer um radar traseiro até o momento) esses sensores são montados em um ângulo para os lados, o que criaria uma zona de detecção mais ampla.
Controles de cruzeiro inteligentes baseados em câmeras e radares estão se tornando na última coqueluche do motociclismo, especialmente no segmento Adventure onde viagens longas são constantes e há uma maior necessidade de conforto. Os sistemas da Ducati, BMW e KTM foram desenvolvidos pela mesma empresa, a Bosch.
A Honda, no entanto, deve seguir outro caminho, o seu próprio. Registros de patente anteriores indicam que os japoneses estão desenvolvendo um sistema completamente autoral, que deve compensar o atraso com um conjunto mais abrangente de recursos de segurança. As primeiras a recebê-lo devem ser a Gold Wing e a África Twin, sem muita demora.