A Harley-Davidson apresentou um novo pedido de marca registrada nos EUA para utilizar o nome “Bronx” em um futuro próximo. A descoberta reacende a possibilidade de que esse conceito de quatro anos atrás veja a luz do dia.
Originalmente apresentado como um “modelo futuro” sem nome em agosto de 2018, o conceito (acima) deveria ter estreado ao lado da Pan America 1250, com ambas sendo as primeiras plataformas para o novo motor “Revolution Max”, um V-Twin de refrigeração líquida e válvulas variáveis bem mais avançado do que todos os anteriores.
No final de 2019, a motocicleta foi apresentada no Salão de Milão com o nome Bronx e algumas especificações provisórias, incluindo uma versão de 975cc do motor Revolution Max e um cronograma de lançamento que deveria ver o modelo chegar às concessionárias em 2021.
Mas em março de 2020, com as vendas globais alarmantemente baixas e o estouro da pandemia, a Harley-Davidson foi obrigada a rever seus planos. O CEO anterior e padroeiro original das motos, Matt Levatich deixou a empresa, substituído por Jochen Zeitz, que implementou um plano de negócios bem mais conservador e mandou o projeto da Bronx para a gaveta.
Agora, com a situação mais estabilizada e os norte-americanos reportando um novo crescimento, parece que os planos com a Bronx foram retomados. O nome fora originalmente registrado em 2017, mas precisou ser reconfirmado agora devido a uma mudança na lei de marcas registradas dos EUA.
A mudança visa facilitar o cancelamento de marcas não utilizadas, abrindo a porta para que os direitos dos proprietários sobre as marcas sejam removidos três anos após o registro, caso essas marcas não tenham sido usadas comercialmente. É o caso do nome Bronx agora.
O novo pedido, como o original, está classificado na categoria ‘B1’, que o Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA define como “motocicletas e peças estruturais para as mesmas” e com “Intenção de uso”. Isso significa que os requerentes devem ter uma real intenção de usar a marca registrada em um futuro próximo.
Em outras palavras, você não pode simplesmente registrar uma marca sem intenção de usá-la, apenas para que ninguém mais o faça. Se você efetuar o registro é para efetivamente utilizá-lo, o que significa que a Harley-Davidson deve aplicar o nome “Bronx” em um modelo em breve.
Claro que não há ainda nenhuma indicação de que a Bronx seja esse conceito de 2018. Mas trata-se de um projeto pronto, moderno, que usa o motor Revolution Max e que levaria a Harley a um novo público, enfrentando Indian FTR1200, Ducati Streetfighter e Triumph Speed Triple. É chegado o momento?