Se você acha os atuais sistemas de radares nas motocicletas o ápice da tecnologia, prepare-se porque vem mais por aí. A próxima geração de radares já está sendo testada e promete elevar a segurança a outro nível.
Introduzido pela Bosch nos modelos mais caros da Ducati, BMW e KTM no final da década passada, os sistemas de radares em motocicletas marcaram a primeira vez que um sistema automatizado tinha a capacidade de interagir na pilotagem do motociclista.
Através de câmeras especiais e sistemas de radares montados na dianteira e na traseira, o sistema é capaz acelerar ou diminuir a velocidade do controle de cruzeiro independentemente da atenção do motociclista no trânsito, além de alertá-lo sobre perigos em pontos cegos.
Agora, a segunda geração de radares Bosch já está em desenvolvimento e a empresa alemã chamou a imprensa para dar uma olhada nos resultados. Basicamente, eles agora serão capazes não apenas de alertar o motociclista, mas intervir e tomar manobras evasivas.
No total, são seis novos sistemas que funcionam de forma integrada com a centralina eletrônica da motocicleta: “Adaptive Cruise Control + Stop & Go”, “Group Ride Assist”, “Riding Distance Assist”, “Rear Distance Warning”, “Rear Collision Warning”, “Emergency Brake Assist” (veja abaixo).
Por exemplo, além de alterar a velocidade da sua motocicleta para refletir a dos veículos mais próximos, ele também pode rastrear o movimento daquela máquina – o que significa que ele saberá se eles se movem de um lado da pista para o outro.
Além disso, o Emergency Brake Assist aciona os freios dianteiros com mais força para auxiliar o piloto, se o sistema julgar que vai haver uma colisão. Ele não pode ser ativado sem que o piloto primeiro aplique os freios e não funciona acima de 160 km/h.
Todos os sistemas são sensíveis à inclinação. Quando os freios são acionados e você tem um ângulo de inclinação zero, aplica-se mais pressão de freio do que quando você está em um ângulo de inclinação mais acentuado. Essa sensibilidade também é necessária para o feixe do radar em si, que será alterado para “olhar” através de uma curva conforme a moto se inclina.
Tudo isso já pode ser visto na indústria automobilística nos últimos anos em carros não tão caros assim. Mas é a primeira vez que está sendo testado em motos, símbolo da liberdade de locomoção, o que pode virar um tabu para alguns motociclistas. Mas tudo é feito em nome da segurança.
- Adaptive Cruise Control + Stop & Go – Ajuda a manter o motociclista a uma distância segura atrás do veículo da frente. Se você estiver na rodovia a 70 mph e se aproximar de um caminhão a 56 mph, a moto diminuirá gradualmente a velocidade para corresponder à velocidade da frente.
- Group Ride Assist – Baseado no controle de cruzeiro adaptativo, esta função é projetada para quando se roda em grupo com outras motos. Em vez de focar no veículo da frente, ele mede a distância até a moto mais próxima do grupo e ajusta as velocidades de acordo – visando evitar grandes lacunas ao rodar em comboio.
- Riding Distance Assist – Esta função funciona separadamente do controle de cruzeiro e impede que você fique muito próximo do carro da frente. Fornece desaceleração quando necessário para abrir a lacuna de volta, e pode ser substituída com entradas bruscas do acelerador para ultrapassagens rápidas. Há configurações Sport e Comfort.
- Rear Distance Warning – Este é usado para ajudar o motociclista a sair de uma situação de perseguição. O radar traseiro monitora o quão perto o veículo atrás está chegando e notifica o motociclista pelo painel se a distância for muito pequena. A detecção de ponto cego também funciona.
- Rear Collision Warning – Este recurso ativa as luzes de emergência traseiras para alertar o motorista atrás que há risco de colisão traseira, usando os sistemas de radar para avaliar a probabilidade de um impacto.
- Emergency Brake Assist – Este sistema adiciona força de frenagem adicional através das pinças de freio dianteiras para ajudar a evitar um acidente e só pode ser ativado depois que o motociclista tiver aplicado alguma força de frenagem.