A Honda está trabalhando em um novo modelo retrô que vai utilizar o mesmo motor da CRF1100 África Twin. E a imprensa japonesa não perdeu tempo para conceber uma ilustração de como ele será.
A ilustração acima foi publicada na última edição da revista japonesa Young Machine, que se destacou por alguns furos importantes na última década. O desenho foi baseado nos registros de patente descobertos no início de novembro. A intenção é substituir a descontinuada CB1100EX.
De acordo com os japoneses, a inspiração estilística vem da Honda CB400T Hawk II uma bicilíndrica de quatro tempos, refrigerada a ar produzida entre 1977 e 1981, uma prima da nossa CB400. O próprio nome “Hawk” foi encontrado nos escritórios de patentes japoneses, confirmando a intenção da marca da asa.
A nova CB1100 Hawk seria o quarto modelo a utilizar o motor de dois cilindros em linha e 1.084 cm³ originário da mais nova África Twin, com a custom Rebel 1100 e a crossover NT1100 vindo na sequência. Trata-se de uma necessidade já que, com os limites de emissões cada vez mais rígidos, propulsores muito antigos não são mais aceitos.
A motocicleta também seria mais prática e barata de fazer. Além do mesmo motor da África Twin, o modelo compartilha o mesmo chassi da Rebel 1100, embora modificado para a proposta um pouco diferente. Otimizar sistemas de produção é o que as fabricantes mais buscam.
A Honda parece finalmente ter acordado para a importância do segmento retrô, que não dá sinais de arrefecer. Eles tem reconhecido sua própria importância histórica assim como a Kawasaki faz com a Z900RS e Z650RS. Assim, não é difícil ver a Hawk dividindo atenções com Triumph Bonneville e Ducati Scrambler em um futuro o próximo.