Foi flagrado rodando em testes na Índia o primeiro fruto da parceria entre a Triumph e a Bajaj Auto. O protótipo, de estilo scrambler, pode ser apresentado no final do ano.
O “flagra” aconteceu coincidentemente através de um carro que rodou ao lado do protótipo por um bom um tempo e com um bom equipamento de vídeo, tornando muitos detalhes claramente visíveis. A imprensa indiana acha que tudo não passou de uma encenação da Triumph e da Bajaj.
No coração do protótipo está um motor monocilíndrico com refrigeração líquida e deslocamento que deve ficar entre 300cc e 400cc. Anteriormente, em outro teste ‘secreto’ por jornalistas locais, a motocicleta foi vista atingindo 150km/h, números próximos da Royal Enfield Meteor 350.
A forma do cabeçote sugere um duplo comando de válvulas (logo quatro válvulas) e as tampas do cárter do motor, em bloco espelhado, têm uma forte semelhança com as da linha Bonneville da Triumph, com a embreagem à esquerda e a corrente à direita.
Há mais toques característicos da Triumph: o farol lembra o da Bonneville Bobber, enquanto o para-lama dianteiro parece ser herdado da linha Scrambler. Também chama atenção o painel misto, com conta-giros analógico e tela LCD digital para manter o preço baixo.
A bagagem improvisada provavelmente é apenas para fins de teste, para que os aparelhos de dados e outros equipamentos possam ser transportados nela. No entanto, parece que o para-brisa e as barras de proteção já são acessórios originais.
Anunciada pela primeira vez em 2017, após a tentativa malfadada da Triumph de desenvolver sua própria operação baseada na Índia, a parceria com a Bajaj Auto foi confirmada em 2020. Mas a Pandemia de Coronavírus e a Guerra na Ucrânia atrasaram o lançamento do primeiro modelo.
Embora inicialmente não estivesse claro que tipo de produtos a parceria produziria, agora sabemos que as primeiras motos serão compostas por modelos retrô monocilíndricos, refrigerados a líquido, essencialmente versões reduzidas da linha Bonneville.
A Triumph passou o controle de suas operações de vendas e distribuição no mercado indiano para a Bajaj, já que o lançamento se aproxima. As motos terão como alvo a Royal Enfield, mas também devem ser oferecidas globalmente, como modelos de entrada para o universo da marca britânica.