Foi flagrado rodando em testes um protótipo da BMW que tem tudo para ser a nova custom/cruiser da marca alemã. Eles estão ausentes desse segmento há quinze anos e miram disputar terreno com Harley-Davidson, Indian e Ducati XDiavel.
O flagra foi efetuado por espiões a serviço da revista alemã Motorrad, que insiste no trabalho da BMW em uma nova custom há vários anos. Ainda na semana passada trouxemos aqui as últimas evidências reveladas por eles.
Essa, no entanto, é a primeira vez que vemos um protótipo real rodando em estradas públicas. Apenas uma fotografia foi publicada, mas já é o suficiente para tirarmos algumas conclusões da motocicleta, a primeira custom da BMW desde a R 1200 C, de 2004.
A primeira conclusão, e mais óbvia, é que o modelo irá possuir um motor Boxer refrigerado a ar, claramente visível na imagem. As volumosas tampas dos cilindros sugerem um grande deslocamento volumétrico, com a revista Motorrad apostando em 1800cc.
Há poucas informações sobre a unidade motriz. Entretanto, no final do ano passado a BMW divulgou um estranho vídeo na qual entregava um novo motor Boxer de 1800 para que um artesão japonês construísse um modelo totalmente customizado. Por isso, a Motorrad aposta que a sigla do modelo será R 1800 C.
O aspecto geral é bastante amplo e pesado lembrando muito a Harley-Davidson Ultra Limited e Indian Chief, principalmente no grande painel à frente do motociclista. Não restam dúvidas de que a BMW vai oferecer uma custom clássica, ou seja, com muito conforto e cromados para rivalizar com as opções norte-americanas.
Mas a BMW não iria gastar tempo e dinheiro apenas em um mercado tão restrito. A nova custom provavelmente será uma plataforma para uma série de outros modelos. Isso significa que a motocicleta provavelmente também terá uma versão mais musculosa e esportiva para rivalizar com Ducati XDiavel e a recém anunciada Triumph Rocket TFC.
Naturalmente espere uma grande dose de tecnologia embarcada, como painel em TFT, comandos nos punhos, altos índices de conectividade, vários modos de pilotagem, de controle de tração e de ABS, provavelmente atuante em curvas. Também não seria demais esperar algum sistema de suspensão semiativa.
O protótipo parece em grande forma, com todos os cromados no lugar, assim como espelhos retrovisores, luzes de sinalização, piscas e placa. Isso indica os detalhes do projeto já foram definidos e o lançamento pode acontecer até bem antes do Salão de Milão, em novembro.