A BMW Motorrad irá entrar em contato com os proprietários dos modelos R1200GS do mundo todo para realizar um Boletim de Serviço. O objetivo é um conserto na suspensão dianteira dos modelos fabricados entre 2013 e 2017.
De acordo com os norte-americanos do Asphalt and Rubber, a falha acontece nos tubos dos garfos dianteiros, que podem sofrer danos causados em incidentes de alto estresse, como passar sobre um obstáculo, cair em um buraco, etc.
Os danos aos garfos dianteiros se manifestam através de uma abertura que se forma entre o tubo e as borrachas de vedação superiores. Mais de 150 mil unidades de R1200GS e R1200GS Adventure fabricadas entre novembro de 2013 e junho de 2017 estão incluídas.
Apesar da gravidade da situação, a BMW Motorrad não está emitindo um Recall tradicional e sim o que eles chamam de uma “Campanha de Serviço”. Ainda citando o A&R, isso acontece porque um chamamento convencional traz consigo certas obrigações legais, enquanto que a segunda opção coloca mais responsabilidade nos clientes da marca.
Uma das principais diferenças é que, enquanto em um Recall todas as unidades são reparadas, mesmo sem apresentar o defeito, na Campanha de Serviço apenas àquelas que apresentarem as falhas são consertadas, o que diminui substancialmente os custo para a montadora.
A falha nos tubos da suspensão dianteira já é bem conhecida entre os clientes da icônica Big Trail. Eles até criaram um site, o BMWFatalFlaw, onde os proprietários relatam – com fotos e testemunhos – os problemas que tiveram na suspensão de suas R1200GS.