O pulso ainda pulsa para a Buell. Seu atual proprietário anunciou, nos últimos dias, a criação de uma série especial dos modelos EBR 1190, que será produzida a mão em quantidades muito limitadas.
Criada por Erik Buell em 1983, a marca se notabilizou por oferecer excelentes – e vanguardistas motocicletas esportivas com motores Harley-Davidson, algo que parecia bastante improvável, no princípio. O construtor estabeleceu excelente reputação entre os motociclistas esportivos norte-americanos.
O talento mecânico de Buell, no entanto, não se repetiu nos negócios, com sua marca indo à bancarrota algumas vezes. A última aconteceu em 2015, quando os parceiros chineses da Hero Motor Corp tiraram o time de campo deixando o construtor na mão.
A marca, que agora se chama EBR ficou um tempo a procura de compradores até que Bill Melvin, CEO da Liquid Asset Partners adquiriu o espólio em 2016. Desde então eles vinham sendo bastante silenciosos sobre seus planos, apenas fornecendo peças e assistência à seus antigos clientes.
Melvin anunciou a construção de novos modelos feitos à mão com base na antiga plataforma EBR 1190, uma superbike com chassi todo de alumínio e motor V-Twin capaz de produzir 185 cv. No começo da década, esse modelo deu origem a toda uma família de motocicletas da marca.
Até agora, três unidades foram feitas com uma pintura personalizada na fábrica da da Liquid Asset Partners, em Michigan. O construtor de motores Eric Weber e o construtor de chassis Elliot Malzahn, ambos ex-funcionários da Buell Motorcycle Company estão encabeçando a produção. Erik Buell, no entanto, parece não estar envolvido diretamente.
Ainda não há previsão de lançamento, mas, de acordo com Melvin, a quarta encarnação da Buell será a de uma “marca butique de alto desempenho à la Bugatti, Koenigsegg ou Lotus“. Até o momento, com tantas idas e vindas, a EBR está mais para a Bugatti do motociclismo.