A série Yard Built da Yamaha, que dá a chance a customizadores selecionados em darem vida nova a certos modelos da marca continua. A bola da vez foi a novíssima custom SCR950, que nas mãos do artesão Jeff Palhegyi ganhou um ar Scrambler.
Palhegyi e sua equipe inspiraram-se nas antigas Yamaha YDS3C “Big Bear” para modificar a SCR950, que ganhou um novo guidão Renthal embalado em uma proteção de couro, assim como a pequena caixa de ferramentas na dianteira e o assento triangular rebitado.
Pelo regulamento da série Yard Built, chassi e motor não podem ser modificados. Entretanto, a balança traseira foi encurtada e os amortecedores bichoque substituídos por outros da marca Fox RC1 Podium, com 14 polegadas.
Os pneus são da marca Shink, modelo Adventure Trail montados em aros Ride Wright 40 com raios de alumínio. Desse mesmo material também são a placa protetora do cárter, suporte do farol e da placa. A lanterna traseira, minimalista, possui apenas um grupo óptico. O mesmo pode-se dizer do painel, de concepção retrô, mas digital.
O escapamento possui uma disposição bastante interessante: os canos são cruzados, circundando o motor e dispondo as ponteiras, uma em cada lado da motocicleta. Proteções térmicas evitam queimaduras, no entanto. O novo filtro K&N é proeminente de propósito. Os para-lamas são elevados como pede o estilo.
Estabelecido no sul da Califórnia, com mais de 20 anos de experiência no ramo, Palhegyi sabia que iria trabalhar na SCR950 assim que a viu: “Eu sabia que seria uma moto muito legal para personalizar“, disse. “Mas foram construídas muitas Scrambler ultimamente, e nós queríamos fazer algo realmente diferente. Foi durante uma apresentação à imprensa que eu vi a ‘Big Bear’ exibida ao lado da SCR950, o que acabou sendo a nossa inspiração“, contou.
A série Yard Built já deu bons frutos nos Estados Unidos. Além da obra criada por Palhegyi, a Yamaha já apresentou a XSR900 “Faster Sons” criada pela Roland Sands. Outras belas criações vindas da Europa foram a “Son of Time” “Skullmonkee“, “Dissident” e “Ronin“.