No mês passado falamos que a Honda pretendia colocar o motor da África Twin em outras motocicletas. Agora, tudo indica que uma delas é uma nova custom, que pode se chamar Rebel 1100.
Na matéria de 11 de março, os registros de patente da Honda revelam o motor bicilindrico de 1.084 cm³ da África Twin em dois quadros diferentes. Um com estrutura de berço semi-duplo e a outro do tipo treliçado na parte superior.
De acordo com o Motorcycle News, esse modelo pode ser semelhante ao da imagem acima, um revival da antiga Honda CMX Rebel, família custom dos anos 1980, composta por motocicletas de 250cc, 450cc e 500cc. Nos últimos anos, uma versão moderna foi lançada na Ásia.
Com um motor de 471 cm³ e dois cilindros em linha, a CMX500 Rebel atual é capaz de produzir 47 cv de potência a 8.500 rpm e 4,5 kgf.m de torque a 6.000 giros, suficiente para o mercado asiático, mas pouco para o ocidente. É aí que o motor da África Twin entra em cena.
Atualizado no ano passado, o bicilíndrico em linha da África Twin 1100 produz 101 cv de potência e 10,6 kgf.m de torque (na Europa). A utilização desse motor permitiria à Rebel 1100 que sistemas eletrônicos mais aprimorados fossem introduzidos, assim como o câmbio DCT, de dupla embreagem.
Naturalmente, espere também uma suspensão mais forte para lidar com o aumento de potência, assim como freios mais potentes e um melhor acabamento geral. A novidade pode estrear no Salão de Milão que, apesar da crise com o Coronavírus, continua escalado para acontecer em novembro.