Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Produção de motos cresce 26% em 2021

Lucas Carioli 21 de janeiro de 2022




A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas) divulgou os resultados de 2021. A produção anual cresceu quase 26%, mas uma análise mais detalhada revela que não há motivos para euforia.

Foram 1.195.149 motocicletas produzidas entre janeiro e dezembro de 2021, ao passo que no mesmo período do ano anterior haviam sido 961.986 unidades, um aumento de saudáveis 25,9%. Mas, como sempre dizemos, 2020 foi um ano muito atípico, com diversas paralisações nas fábricas em decorrência da pandemia de Coronavírus.

A comparação mais correta tem que ser feita com 2019, antes do novo vírus atrapalhar a vida de todos. Naquele ano, a produção total foi de 1.107.758 motocicletas. Os números de 2021, portanto, são superiores em 7,8%, uma porcentagem bem mais condizente com a realidade.



No comparativo mês a mês, os picos aconteceram em março de 2021 (125.756) e agosto (123.722). Depois de uma certa estabilidade entre, setembro e novembro, os números caíram drasticamente em dezembro (76.359), que foi apenas 3,9% melhor que o mesmo mês em 2020 (73.471).

Um comparativo do total de produção de cada fabricante entre 2020 e 2021 revela outras facetas interessantes. Várias marcas, especialmente de altas cilindradas tiveram uma queda acentuada de produção. É o caso da BMW Motorrad (-3,1%), Ducati (-10%), Harley-Davidson (-35%) e Suzuki (-47%).

As fabricantes que apresentaram crescimento na produção são quase todas focadas em baixas cilindradas. É o caso da Honda (23%), Yamaha (24,2%) e Dafra (15,9%). As únicas exceções foram a Triumph, que apresentou um crescimento surpreendente de 31,8% e Kawasaki (12,3%).

Isso significa que o crescimento do setor apresentado em 2021 foi bastante desigual, sugerindo uma maior procura por motos como meio de transporte/trabalho e marcas mais consolidadas, com seus próprios sistemas de crédito, cujo índice de aprovações decaiu bastante ao longo de 2021, de acordo com dados de vendas da Fenabrave.




Tags: Mercado Nacional Produção de motos Slider Vendas

Post navigation

Previous Com Covid-19, Jack Miller força Ducati a adiar apresentação
Next KTM anuncia data de apresentação de suas equipes

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.