Apesar do sucesso visto no Salão de Milão, na semana passada (onde um protótipo foi apresentado) a Honda ainda está avaliando se irá realmente produzir uma versão de rua da RC213V, o modelo que a marca utiliza na MotoGP.
Tentando acalmar os ânimos, o diretor de operações da Honda Motor Company, Shinji Aoyama explicou que o que foi mostrado na Itália era apenas um protótipo e a marca ainda está estudando a viabilidade da produção, que seria pelos melhores técnicos, no Japão.
“O que nós mostramos é apenas um protótipo! Queríamos saber a opinião das pessoas neste show e de agora em diante. Em termos de números, podemos produzir, mas não em grandes quantidades por causa da forma como a moto é construída. O método de produção é completamente diferente da de uma motocicleta produzida em massa. Uma ou duas por dia seria o nosso máximo. Nosso plano será construir essas motos na fábrica de Kumamoto, no Japão, onde temos uma área em que os nossos operários mais experientes iriam construí-las. Isso é separado das principais linhas de produção.” (Shinji Aoyama)
Aoyama também explicou que se a moto for realmente produzida, não serão feitas mais do que 300 unidades, a um custo de quase R$ 650 mil reais, sem impostos. A forma de vendas também não foi decidida. Especula-se que poderia ser através de revendedores exclusivos ou em pré-encomendas, pela internet.
A RC213V acabou de se sagrar bicampeã da MotoGP com o espanhol Marc Márquez. O modelo possui um motor de 4 cilindros em V, de 1000 cm³, com chassi e balança construídos artesanalmente, em fibra de carbono. Confira mais fotos do protótipo apresentado em Milão aqui.