A KTM é a mais nova marca a anunciar um recall nos freios, devido ao problema no cilindro mestre fornecido pela Brembo. Na marca austríaca, a falha atinge os modelos Super Duke 1290 R e Super Duke 1290 GT.
Investigações da Agência Norte Americana de Segurança em Ruas e Estradas (NHTSA) averiguaram que o cilindro mestre Brembo PR16, de alto desempenho, não possui a rigidez necessária ocasionando quebra e perda de controle da motocicleta.
A falha veio a tona no final do ano passado e a Brembo já se pronunciou a respeito, admitindo que sete montadoras estão envolvidas. Aprilia, Ducati e MV Agusta já haviam anunciaram Recalls nos Estados Unidos.
No que concerne à KTM, o cilindro mestre defeituoso foi montado nos modelos Super Duke 1290 fabricados entre 2015 e 2016, assim como em sua versão estradeira, Super Duke 1290 GT (2016-2018). No total, são 2.361 unidades envolvidas apenas na América do Norte.
O recall da KTM deverá começar em 9 de março de 2018. Como sempre, a marca irá entrar em contato pessoalmente com cada um dos proprietários para que se dirijam à concessionária e realizem o reparo gratuitamente. Das sete marcas envolvidas, três ainda não se pronunciaram: TM Racing, Horex e Moto Morini.