Como diz o ditado, “um dia da caça, outro do caçador“. Segundo a imprensa britânica, a primeira motocicleta fruto da parceria entre a Triumph e a Bajaj Auto na Índia vai rivalizar diretamente com a novíssima Honda CB350 H’ness.
Apresentada no fim de setembro, a CB 350 H’ness é a resposta da Honda para o sucesso da Royal Enfield, que vem chamando atenção global com seus modelos que combinam design retrô, mecânica moderna e custos acessíveis.
Descoberta no ano passado e confirmada em janeiro, a Joint-Venture entre a Triumph e a Bajaj Auto pretende construir seis motocicletas com motores entre 200 e 750 cm³ abrangendo diferentes segmentos naquele que é atualmente o maior mercado do mundo.
A fórmula é a mesma já empregada por BMW e KTM: enquanto os europeus concentram-se no design e aspectos conceituais da motocicleta, os indianos entram com sua enorme capacidade produtiva, capaz de suprir todo o sudeste asiático.
Familiaridade com o segmento retrô é o que não falta para a Triumph, que provavelmente adaptará os conceitos empregados na linha Bonneville às motos construídas na Índia, naturalmente aproveitando a cobiçada logomarca britânica.
É um movimento vital para a sobrevivência das fabricantes europeias e norte-americanas, já que a mão-de-obra no velho continente é bem mais alta que na Ásia. A Harley-Davidson é outra que deve apresentar a sua primeira asiática em breve.
Quando veremos a primeira Triumph fabricada pela Bajaj na Índia? Todos os prognósticos ficaram nebulosos depois do Coronavírus, que ainda está muito presente na Índia, mas as expectativas iniciais apontavam para 2022.