Apesar de ser conhecida pelo conservadorismo no que concerne motocicletas, a Royal Enfield não quer ficar para trás na era de eletricidade que se aproxima. O primeiro modelo, ainda em forma de protótipo deve aparecer ainda esse ano.
Anunciado inicialmente em 2019, o protótipo está em desenvolvimento em sua fábrica existente no distrito industrial de Vallam Vadagal, sul da Índia. Uma linha de produção dedicada foi criada precisamente para a futura linha de modelos elétricos da marca anglo indiana.
No futuro, espera-se que a Royal Enfield configure mais uma instalação por meio da Stark Motor, uma empresa espanhola de veículos elétricos que eles adquiriram recentemente. É provável que a tecnologia da Stark desempenhe um papel importante no desenvolvimento.
A Royal Enfield foi uma das fabricantes que mais cresceu na última década. Embora suas motos não sejam tão polidas quanto Triumph e Ducati, elas oferecem uma estética semelhante por uma fração do preço. A produção passou de 50.000 unidades anuais em 2010 para 50.000 unidades mensais por volta de 2019.
E eles estão se preparando para aumentar sua capacidade produtiva. A empresa adquiriu recentemente um novo terreno de 60 acres em Cheyyar, perto de Chennai, no sudeste do país, onde uma nova instalação de produção de ponta será construída.
Relatórios de várias publicações automotivas indianas sugerem que o primeiro modelo elétrico da Royal Enfield acabará sendo fabricado nesta instalação. Quando isso acontecerá ainda não é conhecido. Mas devemos falar novamente sobre isso ainda esse ano.