A primeira moto Triumph a ser desenvolvida em parceria com os indianos da Bajaj Auto pode ter sua estreia mundial no próximo Salão de Milão. Apelidada de “Baby Triumph”, o modelo marcará a primeira incursão da marca britânica nos segmentos de baixa cilindrada.
Anunciada em 2020, a parceria entre a Triumph e a Bajaj sofreu atrasos devido a pandemia de coronavírus mas, de acordo com a imprensa indiana, o primeiro modelo deve ser uma versão menor da Street Twin com cilindrada entre 400cc e 450cc. A apresentação, eles afirmam, acontecerá em 8 de novembro.
O objetivo da Triumph é oferecer modelos mais acessíveis, uma de suas principais premissas estabelecidas no início dessa década. O primeiro passo é participar do competitivo mercado asiático e indiano, onde motocicletas de estilo clássico fazem muito sucesso, vide Royal Enfield Meteor 350 e Honda CB350 H’ness.
O passo seguinte provavelmente será uma roadster em miniatura da Triumph Trident, que faz um enorme sucesso desde o seu lançamento há dois anos. A marca comercializou 78.365 motocicletas globalmente em 2021, um enorme aumento de 34% em relação a 2020 e muito disso se deve à ela.
Essa grande expansão na oferta de motocicletas colocará a Triumph diretamente em competição com Honda, Yamaha e KTM em uma categoria muito competitiva, a de 250cc a 500cc que, com a recessão causada pela pandemia e a crise de combustíveis, principalmente na Europa, tornou-se no segmento mais procurado.
Os britânicos, no entanto, fazem questão de frisar que todos os modelos serão projetados e desenvolvidos com participação ativa dos engenheiros britânicos na sede de Hinckley. As motocicletas também serão oferecidas no mercado ocidental, o que naturalmente inclui também o Brasil.