Nos últimos anos, a Suzuki reduziu bastante a sua linha de motos esportivas e o seu envolvimento com o esporte motorizado. Mas o presidente da Suzuki disse que uma nova linha e um retorno às pistas não estão descartados.
De uma forma geral, a venerada linha de superbikes, GSX-R750 e GSX-R1000 vem sendo descontinuada globalmente nos últimos anos, embora ainda continue em alguns mercados como o brasileiro. Mas, Suzuki reiterou que a esportividade é um dos pilares da marca.
“Não podemos dar detalhes, mas achamos importante trazer motocicletas superesportivas ao mercado, adaptando-as às novas regulamentações. Achamos isso importante porque é a herança da Suzuki”, disse o presidente da Suzuki Motor Corporation, Toshihiro Suzuki em entrevista ao MCN.
Quando pressionado a revelar um pouco mais, Suzuki deixou um comentário instigante: “Espere pelo próximo EICMA” – sugerindo que poderemos ver algo novo em menos de um ano, no Salão de Milão, o maior evento do tipo no mundo, em novembro, na Itália.
Atualmente as motos mais esportivas da Suzuki são as bicilíndricas GSX-8S e GSX-8R, que competem com as rivais tecnicamente semelhantes, Yamaha R7, Aprilia RS660 e Triumph Daytona 660. Lançadas recentemente, elas devem permanecer no mercado pelos próximos anos.
Isso significa que se a Suzuki está planejando lançar novas motocicletas esportivas só pode ser no andar de cima – o das 1000cc. As últimas atualizações na GSX-R1000, que tanto sucesso fez nas pistas, foram introduzidas no já distante ano de 2020.
Essa também não é a primeira vez que Toshihiro Suzuki sinaliza um retorno à esportividade. Em uma entrevista de novembro ao jornal italiano Corriere Dello Sport, ele disse que um retorno à MotoGP não está totalmente descartado.
“Voltaremos às corridas e faremos isso para vencer. Mas para isso, precisamos resolver nossos problemas no mercado primeiro. Se não tivermos uma gama completa e modelos detalhados para oferecer aos nossos clientes, estar na MotoGP não tem sentido“, disse na ocasião.