Essas imagens revelam que a BMW está se preparando para lançar, em breve, mais uma Big Trail, cujo nome pode ser F900GS. Mas, ao contrário de suas irmãs F700GS e F800GS, o novo modelo vem com modificações mais profundas.
De acordo com a imprensa europeia, o quadro de alumínio é inteiramente novo, assim como o braço oscilante e o subchassi, que foi reforçado para aumentar a capacidade de transporte de bagagem. A BMW procurou deixar a moto mais fácil para motociclistas de menor estatura que poderão, enfim, botar melhor os pés no chão.
O motor de dois cilindros em linha também não é uma mera adaptação dos já existentes e recebeu uma revisão completa, ficando mais estreito. Isso possibilitou que a moto tivesse ombros menos largos principalmente ao redor do tanque de combustível, onde as pernas se acomodam.
Igualmente diferente é a transmissão. Enquanto que na F800GS o sistema fica no lado direito, na nova F900GS está do lado esquerdo. O mesmo pode ser dito sobre o escapamento, em posições invertidas nas duas motos conforme revela a fotografia acima.
As fotos, tiradas perto da unidade de pesquisa e desenvolvimento evidenciam que a F900GS já está em fase final de testes, praticamente pronta para entrar em produção. Isso indica que seu lançamento não deve demorar a acontecer, talvez no Salão de Colônia (Intermot) em outubro.