Um customizador da Eslováquia transformou uma velha e cansada Honda CX500 em uma reluzente e nova Café Racer. Confira mais detalhes desse trabalho primoroso aqui.
Lançada no final dos anos 70, a linha CX da Honda se notabilizava por conter um motor de dois cilindros em V dispostos transversalmente, como nas Moto Guzzi, e não longitudinalmente como normalmente é visto. Característica que é garantia de distinção pelas ruas de qualquer lugar.
O modelo não é muito comum de ver na Bratislava, a capital da Eslováquia onde reside o mecânico e customizador Marek Baca. Ele precisou se deslocar até Praga, na vizinha República Checa para encontrar um exemplar para o seu projeto, que tinha em mente uma preparação feita por Sacha Lakice em 2015.
Inspirado por uma Yamaha Virago 750 feita por um de seus amigos, o trabalho de Baca durou cerca de um ano e a maior parte do tempo foi gasto em busca de peças na internet, porque é difícil encontrá-las em lojas na Eslováquia.
Este trabalho, no entanto, não é apenas um conjunto de peças compradas online. Algumas precisaram ser confeccionadas à mão, como o escapamento de duas peças, uma para cada cilindro. Curiosamente Baca aprendeu a fazer isso… em um vídeo no YouTube!
A motocicleta recebeu um conjunto de garfos invertidos dourados, tonalidade que também está presente nas rodas, pinças de freio Brembo e nos amortecedores traseiros Öhlins a gás. Ao lado do preto metálico escolhido para o tanque de combustível e rabeta a combinação resultante é incrível.
“Depois de terminar a moto, eu me apaixonei por ela. Eu acho que seu esquema de cores preto e dourado é lindo“, derrete-se o criador. “A ciclística também é muito suave. A suspensão funciona muito bem e o motor recondicionado funciona perfeitamente com os carburadores originais“, garante. “O único aspecto negativo é que depois de 200 km de condução, seu corpo realmente dói!”