A Pramac Racing, equipe satélite da Ducati desde 2005, estaria em negociações para juntar-se à Yamaha em 2025 onde teria um papel mais importante no desenvolvimento da motocicleta.
Desde que ficou sem equipe satélite na MotoGP no fim de 2022, a Yamaha vem procurando um novo time independente, importante para ampliar e acelerar o desenvolvimento. Atualmente a motocicleta é considerada, ao lado da Honda, a pior do grid atual.
Inicialmente, a Yamaha pretendia trazer a VR46 para suas fileiras em 2025. Mas ao que parece, as negociações com a equipe gerenciada por Alescio “Uccio” Salucci esfriaram nos últimos meses, com os italianos preferindo aprofundar seu relacionamento com a Ducati.
Aprofundar seu relacionamento significa receber equipamento do ano, coisa que apenas a Pramac recebe. Mas a gestão da Ducati enfatizou várias vezes que já está no seu limite de sua capacidade e não pode disponibilizar mais do que quatro motos 2024.
Enquanto isso, a Pramac não tem perspectivas de maior colaboração. A Ducati não precisa de sua ajuda no desenvolvimento da moto e sua posição de vantagem está sob a pressão da VR46 e Gresini Racing (onde corre Marc Márquez), que querem as motos do ano.
A Yamaha, por outro lado, precisa urgentemente de ajuda ao desenvolvimento da M1 e fornecerá um orçamento para isso. De acordo com o Speedwek, o dono da Pramac, Paolo Campinoti, tem uma oferta concreta de cooperação sobre a mesa.
A Pramac é parceira da Ducati desde 2005 e foi com ela que Alex Barros conquistou o seu último pódio na MotoGP, no GP da Itália de 2007. O relacionamento sempre foi bom e livre de tempestades. O atual contrato se encerra esse ano e a opção de mais dois anos ainda não foi assinada.
Se o acordo for concretizado, será uma grande vitória para a Yamaha, que atravessa a sua pior fase no Campeonato Mundial. Para a Ducati, pode significar uma reestruturação importante, que colocaria Marc Márquez com equipamento de fábrica na próxima temporada.