Confirmando as expectativas das últimas semanas, a Yamaha anunciou hoje (28) que vai ter a Pramac Racing como equipe satélite na temporada 2025 de MotoGP. O time de Paolo Campinoti está encerrando uma parceria de 18 anos com a Ducati.
O acordo plurianual prevê uma cooperação estreita entre as duas partes, que inclui a Yamaha fornecendo motos YZR-M1 com as mesmas especificações de fábrica, pilotos contratados diretamente pela Yamaha e pessoal de engenharia da Yamaha trabalhando em conjunto com o pessoal da Pramac.
Embora seja chamada como “segunda equipe de fábrica”, a Pramac Yamaha permanecerá de propriedade independente e manterá sua base em Rugby, no Reino Unido. A escalação de pilotos da equipe para 2025 será anunciada oportunamente.
Fundada em 2002, a Pramac surgiu no campeonato mundial através de uma parceria com o ex-piloto espanhol Luis D’Antin. Inicialmente competindo com motos Honda, a equipe migrou para o maquinário Ducati em 2007 conseguindo o primeiro pódio com Alex Barros no GP da Itália daquele ano.
A parceria só foi se estreitando desde então até começar a fornecer pilotos para a equipe de fábrica da Ducati. Foi assim com Danilo Petrucci, com Jack Miller e com Pecco Bagnaia. Eles esperavam que o mesmo acontecesse com Jorge Martin.
Ninguém sabe exatamente o que aconteceu, mas o que fala é que a Pramac não digeriu muito bem a negativa da Ducati em levar Martin para a equipe de fábrica, muito menos a de Marc Márquez. Além disso, a Yamaha teria dado garantias e oportunidades praticamente irrecusáveis.
Para a Yamaha, o acordo destaca suas intenções de regressar às vitórias num futuro próximo. A marca dos diapasões volta a ter quatro motos no grid, o que não acontecia desde 2022, com a RNF-Racing. Coincidentemente, esse também é o ano de suas últimas vitórias na MotoGP.