Ainda não está certo que a Pramac Racing continuará sua colaboração com a Ducati. E o empresário altamente influente, Alberto Vergani, acredita que uma mudança para a Yamaha pode realmente acontecer.
Vergani é um empresário do paddock há décadas e foi ele quem disse que a Ducati iria contratar Márquez antes que outra fabricante o fizesse. Isso foi a menos de um mês. Agora, ele acredita que agora é um bom momento para a Pramac estabelecer novos objetivos com a Yamaha.
“Acho que Paolo [Campinoti, dono da Pramac] não está feliz com o que aconteceu recentemente. Isto também se aplica à solução que agora foi criada para Jorge Martin. Também foi difícil para a equipe descobrir que Marc Márquez não viria. Do meu ponto de vista, ele agora poderia se envolver em uma conexão com a Yamaha”, disse Vergani ao GPone.
“Não se deve esquecer que a Yamaha estendeu um tapete vermelho para a equipe e também combinou isso com ofertas financeiras adequadas. Acho que agora seria o momento certo para reiniciar. A Yamaha já está trabalhando muito e se conseguir o apoio das pessoas certas, o sucesso pode voltar rapidamente”, acrescentou o italiano.
Durante o GP da Itália, no último fim de semana, Marc Márquez disse que uma mudança para a Pramac em 2025 estava fora de cogitação. Isso fez a Ducati reagir e, para não perder a estrela, rapidamente o colocaram na equipe de fábrica, ao lado de Pecco Bagnaia.
Por outro lado, Martin, que vinha pleiteando a vaga há dois anos, foi mais uma vez preterido e decidiu não apenas deixar a Pramac ao final do ano, como deixar a Ducati. Em 2025, o atual líder do campeonato mundial vai defender as cores da Aprilia. O que, segundo Vergani, muito desagradou Campinoti.
A ligação da Pramac com a Ducati já dura quase duas décadas. Mas o início de tudo contou com a participação da Yamaha. A equipe foi criada em 1999 pelo espanhol Luis D’Antin cuja motocicleta era pilotada por um tal Fonsi Nieto, sobrinho do multicampeão Angel Nieto.
A equipe de D’Antin formou uma base estrutural com Paolo Campinoti criando a então chamada Pramac-D’Antin. Depois, o espanhol retirou a sua participação e a Pramac seguiu sozinha estabelecendo uma parceria com a Ducati em 2007. Fonsi Nieto é o diretor esportivo da equipe até hoje.
Várias estrelas, incluindo o atual bicampeão mundial Pecco Bagnaia, começaram suas vidas na MotoGP no box da Pramac. O auge da cooperação sem dúvida foi no ano passado, quando tanto Martin quanto Johann Zarco venceram corridas e disputaram o título mundial com a equipe de fábrica.
Mas mesmo os bons relacionamentos não precisam durar para sempre. Em 2019, outra ligação que parecia infindável, a Tech3 Yamaha acabou num piscar de olhos. Após 25 anos de colaboração, Hervé Poncharal agradeceu à marca dos diapasões e foi para a KTM onde está até hoje.
A Yamaha não vem medindo esforços para voltar a ser competitiva. Para isso eles, contrataram Massimo Bartolini, um importante técnico da Ducati. Mas a adição de uma equipe satélite, para compartilhar informações, é primordial. E se esse time era o principal da Ducati, melhor ainda.