Parece que a Yamaha pretende mesmo disponibilizar uma versão carenada da MT-09, com o nome de YZF-R9. Estão surgindo mais evidências e o lançamento pode não demorar muito.
Novos registros de patente da sigla YZF-R9 foram flagrados pela imprensa em escritórios da Europa e Austrália na semana passada. No início deste ano, a marca dos diapasões já havia registrado, no Japão, toda a linha R, com números que iam de 1 a 9, bem como R15 e R20.
Parecia, de início, ser um caso de apenas cobrir todas as opções, mas as novas marcas registradas se concentram no nome YZF-R9 e ignoram todas as outras, o que sugere que trata-se de um projeto real. E, se a gente parar para pensar, é um movimento estratégico que realmente faz sentido.
Atualmente os fãs da pilotagem esportiva estão bem servidos com a R125 e YZF-R3 no nível de entrada, dependendo do país. A morte da YZF-R6, no entanto, havia deixado um imensa lacuna até a icônica, cara e inacessível YZF-R1, o que foi consertado parcialmente esse ano com a chegada da nova YZF-R7.
Há uma progressão natural dos cerca de 42 cv da YZF-R3 para os 73 cv da YZF-R7. No entanto, o passo ainda continua muito grande para os mais de 200 cv que a R1 entrega. A chegada de uma YZF-R9, baseada na MT-09 SP, de 117 cv, poderia preencher muito bem essa lacuna.
A MT-09 SP já pode ser considerada uma verdadeira esportiva em carenagem. O modelo conta com garfos KYB de 41 mm totalmente ajustáveis, amortecedor Öhlins e eletrônica mais caprichada. O próprio acabamento da motocicleta foi inspirado na YZF-R1m, a versão mais brava da superbike.
E quando aconteceria esse lançamento? No início do ano, quando descobrimos os registros da R7, parecia que demoraria muito mais tempo para vermos o modelo pronto. No final, passaram-se apenas poucos meses. O mesmo vai acontecer agora? Não necessariamente. Vamos continuar acompanhando essa novela de perto.