Andrea Iannone será obrigado a largar da última posição na próxima etapa que será realizada em Assen, na Holanda dentro de três semanas. O italiano foi punido pela direção de prova, após provocar o acidente que tirou Jorge Lorenzo do GP da Catalunha hoje (5).
Na 17º volta, Lorenzo e Iannone disputavam a quinta posição quando o italiano perdeu o controle de sua Ducati na freada para a curva Campsa acertando o espanhol que ia à sua frente. Como consequência, os dois tiveram que a abandonar a corrida, o que deixou o campeão mundial indignado.
Como Iannone já é recorrente (o piloto também já havia tirado seu companheiro de equipe, Andrea Dovizioso do GP da Argentina), a direção de prova liderada por Mike Webb decidiu puni-lo com a perda de todas as posições no grid de largada de Assen, independente da posição que conquistar na classificação.
“Sinto muito pelo que aconteceu com Lorenzo porque eu estava fazendo uma boa corrida com a aderência limitada que eu tinha. Eu estava andando bem e fazendo de tudo, sem cometer quaisquer erros, e tinha conseguido alcançar Jorge. Quanto ao incidente, eu só posso dizer que não pude fazer nada para evitá-lo. Eu freei no mesmo ponto de todas as voltas anteriores, mas ele estava muito lento naquele momento e, infelizmente fizemos contato e caímos. Pode parecer que eu entrei muito rápido e queria passá-lo, mas não foi assim e temos a confirmação disso analisando os dados de telemetria”. (Andrea Iannone)
Ainda furioso com Iannone, Lorenzo acha que a punição foi branda demais. O espanhol disse que o italiano não pediu desculpas, atitude que acredita ser a correta e apenas ficou perguntando se havia algo de errado com sua Yamaha M1.
“Eu não sei o que deu em Andrea… Talvez ele tenha freado mesmo. Talvez ele não tenha notado durante a frenagem, que havia um adversário na frente dele. No final eu senti o impacto e voei sobre o asfalto. No começo eu estava preocupado que o meu quadril ou clavícula tivessem quebrado. Mas depois de um minuto percebi só tinha sofrido hematomas leves. Qualquer um pode cometer um erro, isso acontece com todos nós. Mas, pelo menos, em seguida, você tem que pedir desculpa. Você deve, então, dizer: ‘Eu cometi um erro’. Mas Iannone fez o oposto. Ele me perguntou: ‘O que aconteceu com sua moto? Havia algo errado com o motor?'” (Jorge Lorenzo)
Zerado após o acidente na Catalunha, Lorenzo perdeu a liderança do campeonato para Marc Márquez, que possui 125 pontos contra 115 do piloto da Yamaha. A vitória ficou com Valentino Rossi, agora com 103 pontos. Veja o acidente aqui.