Um motorista foi preso por direção perigosa há dois dias, na Ilha de Man, arquipélago britânico que está realizando nessa semana a sua famosa prova anual Troféu Turista (Tourist Trophy). O motorista foi condenado à 8 meses de prisão.
James Brearley, natural de Halifax, na Inglaterra foi pego pela polícia local fazendo estripulias com seu carro na estrada que liga as cidades de Douglas (capital), Peel e Ramsey, trecho de alta velocidade que fazem parte do circuito, mas que são reabertas ao tráfego, todos os dias, após o término das atividades.
Brearley recebeu três acusações de condução imprudente, colocando em risco outros motoristas. O indivíduo foi condenado a 8 meses de prisão, além de perder sua carteira de habilitação por cinco anos em todo o Reino Unido. Completando a “cereja no bolo”, Brearley também está impedido de pisar na Ilha de Man por outros cinco anos.
A polícia da Ilha de Man já está preparada para esse tipo de situação. Os habituais 80 mil habitantes do arquipélago dobram para 160 mil nas duas semanas de ação no Troféu Turista. O aumento de população obriga os os policiais a reforçarem a sua presença nas estradas para evitar que motoristas e pilotos vão à loucura.
Apesar disso, as autoridades locais não são “ditatoriais” com os visitantes. No domingo, por exemplo, acontecerá o “Mad Sunday” (domingo louco), evento na qual as estradas são fechadas para que motociclistas normais possam dar sua voltinha pelo circuito na qual as estrelas aceleram.