Dois construtores franceses conseguiram o que parecia ser impossível: unir toda a engenharia de uma motocicleta moderna com o visual clássico de uma legítima competidora de endurance da década de 80.
O projeto contou com o apoio da BMW Motorrad francesa e foi encabeçado pelos irmãos, Sylvain e Florent Berneron, líderes da empresa de preparação Praem. A ideia era prestar homenagem às corridas de resistência, como as 8 Horas de Suzuka, que contavam com motos de alta cilindrada e quatro tempos, ao contrário das provas curtas, dominadas pelas dois tempos.
Todo o conjunto mecânico dessa S1000RR, formado por quadro, braço oscilante, suspensões e o motor permaneceram inalterados embora este último tenha recebido tampas especiais com grandes saliências. Apenas o escapamento foi trocado, recebendo um coletor Akrapovic e uma ponteira da marca Werkes.
As atenções dos irmãos se concentraram em lapidar a carroceria, que foi inteiramente redesenhada. O tanque de combustível, feito de alumínio foi alongado e equipado com uma válvula de acoplagem e enchimento rápido Staubli, para os pit-stops. O assento também foi redesenhado assim como o compartimento elétrico onde está a bateria.
O radiador original da S1000RR também foi trocado por um maior, já que assim era nas corridas de resistência. O para-brisas (esse sim em formato de bolha mesmo!) e o farol deslocado para a direita dão o toque final na perfeita caracterização das motos típicas da época, que quem vivenciou não esquece.
Nem um milímetro dos 199 cv originais da S1000RR foi desperdiçado, pelo contrário. O modelo ficou ainda mais leve, perdendo incríveis 20 quilos. Isso foi possível graças à utilização de materiais nobres, tais como fibra de carbono, alumínio, titânio, etc. Veja abaixo o vídeo sobre o processo de transformação da moto.
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