Esse vídeo está causando bastante polêmica, pois registra o momento em que um policial (sem distintivo) aborda um motociclista (aparentemente tranquilo) na parada de um semáforo com sua arma em riste.
O incidente aconteceu com Alex Randall, que estava filmando a sua rotina pelas ruas de Seattle, quando foi abordado no trânsito no último dia 16 de agosto. O motociclista aguardava a o sinal verde quando foi surpreendido por um homem apontando uma arma em sua direção.
“O que você está fazendo comigo?” disse Randall em pânico com a arma apontada. “O que você quer dizer? Você está sendo imprudente! Dê-me a sua carteira de condução ou vou te derrubar“, respondeu agressivamente o policial.
Uma tensa conversação se segue com o policial ameaçando o motociclista. “Me desculpe, você tem uma arma tirada em mim, então estou um pouco em pânico“, disse o condutor. “Sim, você está certo, porque eu sou a polícia. Quando você está dirigindo e coloca as pessoas em risco a 100 mph na maldita estrada”, retrucou o oficial.
Finalmente os ânimos se acalmam um pouco até que motociclista e policial encerram a abordagem em uma rua menos movimentada. Mais tarde, no entanto, quando colocou o vídeo em seu canal no YouTube, Randall afirma que não estava à 100 mph, uma afirmação que classificou como “inventada e exagerada”.
O caso cresceu até chegar ao xerife do Condado de King, John Urquhart: “Com a ressalva de que ainda não ouvi o outro lado da história, fiquei profundamente perturbado com a conduta e as táticas que foram gravadas“, disse em um comunicado. “Pedi que o detetive fosse colocado em licença administrativa a partir da manhã de terça-feira, aguardando uma investigação completa dos fatos“, garantiu.
Urquhart continuou, explicando que a abordagem do policial não é, de modo algum, a convencional nesses casos. “Nosso manual exige que as armas de fogo não sejam sacadas e apontadas, a menos que o policial acredite que seu uso possa ser necessário“, afirmou. “Geralmente, isso significa que o oficial acredita que a segurança dele ou do público está em perigo. Sacar sua arma em alguém ao investigar uma infração de trânsito não é rotina“, assegurou.