Nos últimos dias tem crescido os rumores no paddock de MotoGP que algumas equipes estão trapaceando na pressão dos pneus. A Ducati seria uma delas na vitória de Pecco Bagnaia no GP da Espanha.
De acordo com o regulamento técnico da MotoGP, o limite mínimo de pressão é de 1,9 bar para o pneu dianteiro e 1,7 bar para o traseiro. No entanto, a Michelin e as equipes teriam estabelecido um”acordo de cavalheiros” em que as irregularidades não seriam divulgadas, então, na prática, não há limite mínimo de pressão.
Mas, segundo o conceituado jornalista britânico Mat Oxley, várias equipes estariam trapaceando deliberadamente a pressão dos pneus. Ele apresenta declarações anônimas de funcionários, que apontam quatro pilotos rodando abaixo do mínimo em Jerez: Jorge Martín, Alex Rins, Andrea Dovizioso e Pecco Bagnaia, o vencedor da prova.
A introdução de sensores de pressão nos pneus começou em 2016. O problema é que é muito difícil manter constante a pressão de um pneu – seja de corrida ou de rua. Variáveis, como velocidade, temperatura e até a forma como você pilota podem influenciar na variação da pressão, daí o acordo entre cavalheiros estabelecido.
Mas de acordo com Oxley, existem duas fabricantes que se cansaram de sempre respeitar os regulamentos de pressão mínima e ver os rivais ignorar o limite mínimo corrida após corrida, para melhorar seus níveis de aderência. Daí o vazamento e as notícias publicadas esta semana pelo britânico no Motorsportmagazine.com.
Gigi Dall’Igna, chefe da equipe Ducati convocou rapidamente uma reunião virtual com a imprensa para explicar seu ponto de vista e negar qualquer tipo de trapaça ou engano ao estabelecer a pressão dos pneus de seus pilotos. O italiano garante que eles não infringiram as regras em nenhum momento.
“O regulamento estabelece uma pressão mínima, mas é preciso pensar em como essa pressão é controlada, porque no momento cada fabricante usa sensores diferentes, e isso implica que sua precisão não é a mesma“, explicou. “Não estamos falando de trapaça, mas o controle de pressão não é feito da mesma maneira.“
O artigo de Oxley, entretanto, afirma que as equipes estariam trapaceando os dados para permanecer dentro do regulamento. “a Ducati não faz isso, mas existe a possibilidade, e não posso descartar que outra pessoa o faça, de modificar esses dados para fingir que estão nos parâmetros certos quando não estão. Depois, há outro ponto, que é que cada sistema tem sua própria margem de erro de medição“, completou Dall’Igna.
Estranhamente os organizadores do evento não parecem estar dando muita importância para o assunto. Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, comentou que “a coisa da pressão é uma bobagem”. Na mesma linha esteve o diretor técnico da MotoGP, Danny Aldridge, que nem deve investigar o incidente. O que pode aumentar o clima de insatisfação entre as equipes.