Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • MotoGP

Polêmica: teria a Ducati vencido com a pressão dos pneus abaixo do permitido?

Lucas Carioli 12 de maio de 2022




Nos últimos dias tem crescido os rumores no paddock de MotoGP que algumas equipes estão trapaceando na pressão dos pneus. A Ducati seria uma delas na vitória de Pecco Bagnaia no GP da Espanha.

De acordo com o regulamento técnico da MotoGP, o limite mínimo de pressão é de 1,9 bar para o pneu dianteiro e 1,7 bar para o traseiro. No entanto, a Michelin e as equipes teriam estabelecido um”acordo de cavalheiros” em que as irregularidades não seriam divulgadas, então, na prática, não há limite mínimo de pressão.

Mas, segundo o conceituado jornalista britânico Mat Oxley, várias equipes estariam trapaceando deliberadamente a pressão dos pneus. Ele apresenta declarações anônimas de funcionários, que apontam quatro pilotos rodando abaixo do mínimo em Jerez: Jorge Martín, Alex Rins, Andrea Dovizioso e Pecco Bagnaia, o vencedor da prova.



A introdução de sensores de pressão nos pneus começou em 2016. O problema é que é muito difícil manter constante a pressão de um pneu – seja de corrida ou de rua. Variáveis, como velocidade, temperatura e até a forma como você pilota podem influenciar na variação da pressão, daí o acordo entre cavalheiros estabelecido.

Mas de acordo com Oxley, existem duas fabricantes que se cansaram de sempre respeitar os regulamentos de pressão mínima e ver os rivais ignorar o limite mínimo corrida após corrida, para melhorar seus níveis de aderência. Daí o vazamento e as notícias publicadas esta semana pelo britânico no Motorsportmagazine.com.

Gigi Dall’Igna, chefe da equipe Ducati convocou rapidamente uma reunião virtual com a imprensa para explicar seu ponto de vista e negar qualquer tipo de trapaça ou engano ao estabelecer a pressão dos pneus de seus pilotos. O italiano garante que eles não infringiram as regras em nenhum momento.

“O regulamento estabelece uma pressão mínima, mas é preciso pensar em como essa pressão é controlada, porque no momento cada fabricante usa sensores diferentes, e isso implica que sua precisão não é a mesma“, explicou. “Não estamos falando de trapaça, mas o controle de pressão não é feito da mesma maneira.“

O artigo de Oxley, entretanto, afirma que as equipes estariam trapaceando os dados para permanecer dentro do regulamento. “a Ducati não faz isso, mas existe a possibilidade, e não posso descartar que outra pessoa o faça, de modificar esses dados para fingir que estão nos parâmetros certos quando não estão. Depois, há outro ponto, que é que cada sistema tem sua própria margem de erro de medição“, completou Dall’Igna.

Estranhamente os organizadores do evento não parecem estar dando muita importância para o assunto. Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, comentou que “a coisa da pressão é uma bobagem”. Na mesma linha esteve o diretor técnico da MotoGP, Danny Aldridge, que nem deve investigar o incidente. O que pode aumentar o clima de insatisfação entre as equipes.




Tags: Carmelo Ezpeleta Dorna Ducati Corse GP da Espanha MotoGP

Continue Reading

Previous: Suzuki confirma intenção de abandonar MotoGP no fim do ano
Next: Comissão anuncia mais motores por temporada e novo protocolo de pressão dos pneus

Leia também

Por que o misterioso desaparecimento do GP da Índia é sinal de alerta para o Brasil
  • MotoGP

Por que o misterioso desaparecimento do GP da Índia é sinal de alerta para o Brasil

25 de julho de 2025
GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires
  • MotoGP

GP da Argentina retorna em 2027, mas em Buenos Aires

22 de julho de 2025
Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa
  • MotoGP

Márquez supera Bezzecchi e vence na República Checa

20 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.