Segundo a imprensa alemã, Pol Espargaró estaria de saída da Tech3 Yamaha para se juntar à KTM, montadora que no ano que vem fará sua estreia na MotoGP com equipe oficial.
A informação vem do diário alemão Speedweek, que afirma ser esse o desejo de Pit Beirer, chefe do departamento de competições da KTM. O piloto espanhol também estaria buscando uma equipe de fábrica para se igualar a seu irmão Aleix Espargaró (atualmente na Suzuki).
Questionado a respeito, Hervé Poncharal, chefe da Tech3 nega a história: “Pol veio ontem comigo e me garantiu que ainda não havia nada decidido“, disse ao Speedweek. “E eu acredito nele. Pol decidirá certamente em breve. A KTM é uma das opções que eu posso dizer“.
A marca austríaca teria outras opções em vista, caso o acordo com Espargaró não dê certo. O segundo favorito na escala é Alex Rins, atual líder do campeonato da Moto2. Johann Zarco e Thomas Lüthi também estão no páreo e o suíço deve estar a moto no dia 22 de junho.
O modelo, intitulado RC16, possui motor de quatro cilindros em V e segundo o CEO da KTM, Stefan Pierer, já está produzindo 270 cv de potência. Vem sendo testado desde o ano passado por Randy De Puniet, Alex Hoffmann, Mika Kallio e o próprio Luthi.
A apresentação oficial acontecerá durante o Grande Prêmio da Áustria, em 14 de agosto. Uma aparição como curinga (Wild Card) ainda este ano não foi descartada. A possível estreia aconteceria na última etapa do ano, em Valência, na Espanha.