Michele Pirro mais uma vez substituirá o lesionado Loris Baz na próxima etapa, que acontece no circuito de Assen, na Holanda. O francês ainda se recupera de uma cirurgia depois de um acidente na primeira volta em Mugello.
Baz colidiu com Álvaro Bautista e Jack Miller logo na primeira curva do GP da Itália, sofrendo com deslocamentos nas cinco articulações do pé direito, além de fraturas da diáfise de quatro dedos. O francês precisou passar por uma cirurgia e se recupera bem, mas segundo os médicos, ainda é cedo para voltar a pilotar.
“Estou muito desapontado por não conseguir pilotar em Assen. Este era o meu objetivo após o acidente em Mugello. Mas, para ser honesto, desde o primeiro momento os médicos me disseram que seria realmente difícil. Eu tentei o meu melhor desde o início, mas eu vou ter que esperar até a próxima quinta-feira para remover alguns pinos que tenho no pé, e será impossível estar pronto para pilotar já na sexta-feira… é uma pena, porque eu amo Assen, tenho boas recordações, como um recorde de volta no World Superbike. Eu quero desejar boa sorte para Hector (Barberá), eu vou estar apoiando-o de casa. E também para (Michele) Pirro, para que ele possa obter um bom resultado para a equipe. Nos vemos em Sachsenring!” (Loris Baz)
Assim, o piloto de testes da Ducati, Michele Pirro foi mais uma vez escalado para substituir Baz no GP da Holanda. O italiano já realizou a função na última etapa na Catalunha e marcou um ponto com a 15º posição.
Apesar de ser apenas um reserva, Pirro tem tido bastante trabalho na temporada 2016. Nas quatro primeiras etapas do ano, o italiano também já havia substituído Danilo Petrucci na equipe Pramac, machucado desde a pré-temporada. Dessa forma, das sete provas realizadas até agora, Pirro só esteve de fora em duas.