A Pirelli está apresentando esse mês o Diablo Rosso IV, quarta evolução de seus famosos pneus esportivos. Desenvolvido a partir da experiência adquirida no WorldSBK, a novidade fica por conta de compostos completamente novos e uma banda de rodagem redesenhada, com duas versões diferentes no pneu traseiro.
O dianteiro é dividido em três partes: a banda central possui um composto mais duro com alto teor de sílica (Full Silica) e ocupa cerca de 50% da largura da seção e permite até 35 graus de ângulo de inclinação para evitar a sensação de desgaste irregular nas curvas. As áreas laterais têm um composto mais macio, também rico em sílica que oferecem excelente aderência mesmo em baixas temperaturas.
Para o pneu traseiro, duas soluções diferentes foram desenvolvidas para realçar as características de diferentes motocicletas de acordo com seu peso e a potência gerada. Os tamanhos até 190/50 ZR 17 para motocicletas de baixo e médio deslocamento, são bi-compostos e dispostos de acordo com o esquema Cap & Base.
O composto mais duro na base, que sai na faixa intermediária, é Full Silica e garante um aquecimento rápido e alta quilometragem, além de garantir um ótimo equilíbrio térmico ao longo de todo o perfil. Os compostos laterais, também ricos em sílica, são mais macios e foram desenvolvidos com o objetivo de oferecer um aquecimento rápido e a aderência de um produto de competição.
Os pneus traseiros com tamanhos 190/55 ZR 17 e superiores são divididos em cinco áreas usando três compostos diferentes: O central mais duro fornece estabilidade em alta velocidade, uniformidade de desgaste e quilometragem, enquanto o alto teor de sílica também garante um aquecimento rápido e excelente aderência química em uma superfície molhada.
O composto intermediário, nas laterais do composto central, é mais macio e cobre ângulos de inclinação intermediários. O composto dos ombros é 100% carbono negro e deriva diretamente do Diablo Supercorsa SC usados em competições de endurance. Este composto é capaz de oferecer suporte em plena inclinação e tração nas acelerações, administrando até o torque gerado pelas superbikes de última geração.
Comparado com o seu predecessor, Diablo Rosso III, o pneu traseiro 200/55 ZR 17 tem um perfil cerca de 10 mm mais alto no meio e cerca de 9 mm mais largo nas laterais. Ao mesmo tempo, a curvatura no ombro foi otimizada para oferecer mais suporte nas curvas, com um grande benefício em termos de tração.
Introduzida em 2002, a série Diablo Rosso é um sucesso total de vendas. A Pirelli afirma já ter vendido mais de 5 milhões de unidades de todas as gerações desde então. O novo produto começa a chegar aos principais mercados esse mês.
Pirelli Diablo Rosso IV – Medidas
Dianteira
110/70 R 17 M/C 54 H TL: Q4 2021
110/70 ZR 17 M/C 58W TL: Q3 2021
120/60 ZR 17 M/C (W) TL: Q3 2021
120/70 ZR 17 M/C (58W) TL: Q1 2021
120/70 ZR 17 M/C (58W) TL (C) CCC compliant: Q4 2021
Traseiro
140/70 R 17 M/C 66 H TL: Q4 2021
150/60 R 17 M/C 66 H TL: Q4 2021
150/60 ZR 17 M/C 66W TL: Q3 2021
160/60 ZR 17 M/C (69W) TL: Q1 2021
180/55 ZR 17 M/C (73W) TL: Q1 2021
180/55 ZR 17 M/C (73W) TL (C) CCC compliant: Q4 2021
190/50 ZR 17 M/C (73W) TL: Q4 2021
190/55 ZR 17 M/C (75W) TL: Q1 2021
200/55 ZR 17 M/C (78W) TL: Q1 2021
200/60 ZR 17 M/C (80W) TL: Q4 2021