A Pirelli está anunciando a quarta geração de pneus para motocicletas Diablo Supercorsa. De acordo com a marca italiana, trata-se de um produto totalmente novo em termos de padrão de piso, compostos, estrutura e perfil.
Desde a estreia do Diablo Supercorsa em 2007, a Pirelli vendeu mais de 3,5 milhões de pneus globalmente e se tornou a referência para pilotos profissionais e amadores. Tanto que a marca é a fornecedora oficial do Mundial de Superbike (WorldSBK).
São duas versões disponíveis: SP (Sport Production), menos sensível à temperatura, voltado principalmente para uso nas ruas e estradas; e também a versão SC (Special Compound) para uso em pistas, disponível em três compostos diferentes (SC1, SC2, SC3).
A maior novidade é a chegada de um composto duplo no pneu dianteiro da versão SP, enquanto já é usado há algum tempo nos pneus traseiros. O composto básico na seção central dos pneus agora é 100% carbon black. Mas os perfis são idênticos aos da versão SC.
O Supercorsa SC é o melhor e mais rápido pneu de pista já feito, afirma a Pirelli. Possui estrutura de corrida para melhor suporte nas saídas de curvas, esquenta mais rápido (para maior aderência) e, portanto, dura menos. Os compostos podem ser escolhidos entre:
- SC1 – Frente: sensação máxima / Traseira: desempenho máximo com altas temperaturas e asfalto pouco abrasivo
- SC2 – Frente: máxima estabilidade e consistência / Traseira: desempenho consistente e ideal para baixas temperaturas ou asfalto extremamente abrasivo
- SC3 – A escolha de corrida por diversão para sessões de pista estendidas, mas não destinada ao uso profissional em corridas
Ambas as versões compartilham o padrão de piso, os perfis, os compostos em parte e algumas soluções tecnológicas em termos de estrutura. Mas apenas o SP cumpre todas as restrições regulamentares das estradas. Mais detalhes sobre os tamanhos disponíveis estão disponíveis no site Pirelli.com.
Com o Supercorsa V4, a Pirelli conclui o processo de renovação da quarta geração da linha Diablo de corrida e esporte, que começou em 2021 com o Diablo Rosso IV e continuou em 2022 com o Diablo Rosso IV Corsa. A diferença entre eles reside substancialmente no tipo de uso, seja rua ou pista, no desempenho em asfalto seco e molhado e na quilometragem que cada um um é capaz de fornecer.