A Pirelli anunciou que já está disponível no Brasil algumas medidas do Diablo Rosso IV, quarta geração do pneu para motos esportivas, que recebeu diversas melhorias em relação à anterior.
Apresentando internacionalmente em fevereiro desse ano, o Diablo Rosso IV se diferencia do III pela banda de rodagem redesenhada e compostos completamente novos. Enquanto o dianteiro é tricomposto, o traseiro tem quatro camadas e se divide em dois grupos.
Disponível apenas na medida 120/70 ZR 17, o pneu dianteiro possui um composto mais duro em 50% da parte central, com alto teor de sílica, enquanto as laterais tem uma combinação mais macia. Até 35º de inclinação são permitidos, com excelente aderência mesmo em baixas temperaturas.
O pneu traseiro até as medidas 190/50 ZR 17 são bicompostos e dispostos de acordo com o esquema Cap & Base. Mais duro na base, full sílica, o pneu tem um rápido aquecimento e maior durabilidade, além de garantir um ótimo equilíbrio térmico ao longo de todo o perfil. Os compostos laterais, também ricos em sílica, são mais macios.
Os pneus acima dessa medida apresentam uma estrutura de Lyoell de três fios e uma taxa de deformação significativamente menor quando comparada às estruturas normalmente usadas em pneus de estrada. Comparado com o Diablo Rosso III, o IV tem um perfil 10 mm mais alto no meio e cerca de 9 mm mais largo nas laterais.
Desenvolvida nas pistas do WorldSBK, que a Pirelli patrocina, a carcaça pode oferecer maior resistência às tensões geradas na entrada de curva e durante acelerações bruscas. Os pilotos também relatam uma sensação de segurança e controle da motocicleta, principalmente em piso molhado.
Testado e aprovado na pista de testes da Pirelli em Elias Fausto (SP), o Diablo Rosso IV estará disponível nas principais lojas do país a partir de setembro. O preço não foi divulgado. Algumas medidas de competição, como a 200/60 ZR 17 (veja o quadro abaixo) só chegam no primeiro semestre de 2022.
Descrição | Disponibilidade | ||
Frente | |||
120/70 ZR 17 M/C (58W) TL | Q3 2021 | ||
Traseira | |||
160/60 ZR 17 M/C (69W) TL | Q3 2021 | ||
180/55 ZR 17 M/C (73W) TL | Q3 2021 | ||
190/50 ZR 17 M/C (73W) TL | Q1 2022 | ||
190/55 ZR 17 M/C (75W) TL | Q3 2021 | ||
200/55 ZR 17 M/C (78W) TL | Q1 2022 | ||
200/60 ZR 17 M/C (80W) TL | Q1 2022 |