Assim como acontece com a Michelin na MotoGP, a Pirelli tem sido alvo de muitas críticas no World Superbike. A fabricante italiana, fornecedora única para a categoria, teve muitos problemas na rodada de Misano, no último final de semana.
A tensão começou ainda no sábado, quando Michael van der Mark sofreu um acidente na primeira corrida, que roubou-lhe a chance de um pódio pela Yamaha. Mais tarde, de acordo com os os norte-americanos do Asphalt And Rubber, descobriu-se que o pneu tinha um furo grande o suficiente para caber um dedo.
Na segunda corrida do final de semana, Jordi Torres teve problemas semelhantes em sua BMW S1000RR, além de Van Der Mark ter uma repetição de suas agruras da véspera. Vale lembrar que uma falha semelhante também derrubou Jonathan Rea da liderança na etapa anterior, em Donington Park.
“Rea estava usando o pneu V0602, que é um SC0 de desenvolvimento, mas o Van der Mark era um pneu SC0 padrão“, explicou o gerente de comunicação da Pirelli, Matteo Giusti. “O padrão está disponível há mais de um ano e tem sido usado muitas vezes. Eles eram dois pneus diferentes e dois problemas diferentes, com danos diferentes”.
A Pirelli, assim como a Michelin e todas as outras fabricantes, separa seus pneus por “famílias” de compostos. Os que tiveram problemas fazem parte do grupo SC0 e dentro destes ainda há subdivisões, como “padrão” e “desenvolvimento”, que é disponibilizado para pilotos escolhidos.
Um pneu do tipo desenvolvimento é um pneu novo, que ainda está em fase de testes até estar disponível em uma loja, quando passa a se tornar o pneu padrão. “Nas últimas voltas Rea ficou bastante nervoso porque a vibração foi ficando pior e ele começou a lembrar de seu problema em Donington“, revelou Pere Riba, chefe do piloto na Kawasaki.
As vibrações também foram sentidas na moto de Torres: “O pneu traseiro vibrava para mim“, comentou o espanhol depois da corrida. “Já aconteceu comigo antes, e parei em vez de arriscar um acidente. É decepcionante ter esse problema de pneu porque estávamos bem na corrida”, confessou.
A Pirelli tem gozado de grande confiabilidade no World Superbike e suspeita-se que os problemas tenham sido o forte calor e o asfalto abrasivo, como na MotoGP em Barcelona. A fornecedora italiana disse que irá levar combinações mais conservadoras para a próxima etapa, em Laguna Seca.