Nicky Hayden foi alvo de uma série de homenagens no Grande Prêmio dos Estados Unidos, realizado há duas semanas. Além de ter o seu numeral #69 aposentado, uma impressionante Ducati Panigale V4 decorada com suas cores foi exposta.
Hayden, que foi campeão pela Honda em 2006 deixou a equipe japonesa em 2009 para juntar-se à Ducati. Por lá, o norte-americano ficou até 2013, com resultados medianos, mas suficientes para garantir um lugar no coração dos tifosi.
Esse trabalho de customização foi feito pela MotoCorsa, uma das principais concessionárias da Ducati nos Estados Unidos. O layout é praticamente idêntico à Desmosedici GP12, motocicleta que Hayden utilizou na temporada 2012 da MotoGP.
O interessante é que as carenagens são todas pintadas à mão, dispensando a utilização de adesivos ou partes em vinil. A partir daí, a MotoCorsa adicionou algumas peças diferentes e acessórios disponíveis na prateleira da Ducati Performance.
As rodas, por exemplo, são da marca britânica BST em fibra de carbono. A suspensão dianteira e traseira é Öhlins de alta especificação, a embreagem seca vem da STM, as pedaleiras contam com regulagens e o que não faltam são brindes da Rizoma.
“Queríamos fazer algo especial para Nicky Hayden e a NH Foundation, para que pudéssemos homenageá-lo“, explicou o gerente geral da MotoCorsa, Jamie Rucklos. “A melhor maneira que poderíamos pensar em honrar sua memória foi construindo uma moto com base na pintura da sua Ducati 2012. O nosso objetivo desde o primeiro dia foi fazer a apresentação oficial durante o evento de MotoGP em Austin“.
O melhor de tudo, no entanto é que a Panigale V4 será leiloada no eBay. O valor não poderia ser mais simbólico: US$ 69.000, que serão inteiramente revertidos para a “Nicky Hayden Foundation”, instituição de caridade mantida pela família do piloto. A motocicleta também será exposta na etapa norte-americana do Mundial de Superbike, em Laguna Seca.