A organização do Red Bull MotoGP Rookies Cup – um importante campeonato de acesso ao MotoGP – anunciou sua lista para a seletiva deste ano e dos 177 convidados pela organização três são brasileiros. Além disso, todos participam do SuperBike Brasil.
Os irmãos Eliton e Meikon Kawakami, ambos da equipe Playstation Yamaha, além de Davi Gomide, da MotoSchool Racing Team, estarão no Circuito de Guadix, localizado no sul da Espanha, entre os dias 18 e 20 de outubro, para uma sessão de testes diante da equipe de avaliadores da marca de energéticos.
Os poucos selecionados terão a oportunidade de participar da temporada 2017 do Rookies Cup, competindo com modelos KTM RC 250R ao longo de 13 etapas realizadas em diversos circuitos europeus. Do total de convidados, o Brasil foi o maior representante da América do Sul.
Somente mais dois países tiveram pilotos selecionados, entre eles o colombiano Nicolás Salazar e o venezuelano Angelo Gajardo. Já no topo desta lista estão algumas das potências do motociclismo mundial como a Espanha, com 22 convidados, Itália, com 16, e Reino Unido, com 10.
Desde que foi criado o campeonato, apenas brasileiro conseguiu superar seus concorrentes e conquistar uma vaga para o Rookies Cup. Em 2009, o paulistano Antonio Chiari foi um dos 25 selecionados e participou da temporada 2010. Ele encerrou a competição na 21ª posição e pouco tempo depois decidiu abandonar a carreira para seguir na Polícia Militar.
Agora o Brasil terá uma nova oportunidade de alçar um de seus pilotos à elite da motovelocidade mundial. E todos os três têm grandes potenciais. Eliton Kawakami lidera de forma isolada a categoria SuperStreet e é um dos principais favoritos ao título desta temporada.
Seu irmão, Meikon, que está em segundo na tabela, foi campeão recentemente do Moriwaki 250 Junior Cup, um campeonato europeu tido como porta de entrada ao Red Bull Rookies Cup. Completando a lista de brasileiros, Davi Gomide disputa a Copa Honda CBR 500R e, mesmo sem participar de duas etapas, ocupa a quinta posição no classificatório.