Enquanto a MotoGP dá uma pausa de cinco semanas, outras atrações ganham os holofotes e o Festival de Goodwood é uma delas. Várias pilotos atuais e do passado prometem estar presente na edição desse ano, que deve ser uma das melhores da história.
As equipes, Ducati Lenovo Team, GasGas Factory Racing, LCR-Honda, Red Bull KTM, Aprilia Racing e RNF-Aprilia confirmaram presença no evento que esse ano acontece entre 13 e 16 de julho em Chichester, a 87 quilômetros de Londres, na Inglaterra.
Isso significa que – em teoria – Pecco Bagnaia, Enea Bastianini, Pol Espargaró, Augusto Fernandez, Takaaki Nakagami, Jack Miller, Brad Binder, Aleix Espargaró, Maverick Viñales, Miguel Oliveira e Raul Fernandez devem estar presentes, assim como Jake Dixon, britânico que venceu a corrida de Moto2 na Holanda.
“Na interseção entre história e inovação, o Festival de Goodwood de 2023 é a oportunidade perfeita para celebrar tanto a rica herança do esporte quanto os heróis do incrível espetáculo que estamos assistindo todo fim de semana nesta era moderna“, disse o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta.
Ícones do passado também se comprometeram a comparecer, como Alex Crivillé, Casey Stoner, Freddie Spencer, Giacomo Agostini, Jorge Lorenzo, Kenny Roberts Jr, Kevin Schwantz, Mick Doohan, Randy Mamola e Wayne Gardner. Eles somam impressionantes 37 títulos mundiais entre eles.
“Estou absolutamente emocionado com o fato de o Festival sediar sua maior celebração de MotoGP este ano”, disse o duque de Richmond, fundador do evento. “Meus agradecimentos à Dorna Sports, às equipes e aos pilotos por nos incluir em suas agendas lotadas – significa muito para todos em Goodwood e para todos os nossos fãs que eles estarão aqui conosco.”
Realizado anualmente no mês de julho, na antiga pista de Goodwood, que chegou a sediar provas de Fórmula 1, o “Festival of Speed” celebra a história das corridas em duas e quatro rodas exatamente no berço do esporte a motor, no coração da Inglaterra.
A edição do ano passado também foi muito marcante, em duas e quatro rodas. Pela primeira vez desde o seu acidente em Misano 1993, Wayne Rainey voltou a pilotar a sua Yamaha YZR-500 adaptada para suas condições. Nigel Mansell também esteve presente e deu um show de simpatia.
Ninguém disse nada, mas provavelmente trata-se de uma ação promocional extra para estimular o público a comparecer ao GP da Inglaterra de MotoGP, a próxima etapa do calendário a ser realizada em 5 de agosto, no tradicional circuito de Silverstone.