Restando menos de duas semanas para a estreia da KTM na MotoGP, seus pilotos Pol Espargaró e Bradley Smith não estão contentes. Eles afirmam que a motocicleta é confiável, mas ainda falta performance para alcançar a zona de pontuação.
Nos tempos agregados dos testes coletivos de Losail, realizados no último final de semana, a KTM ocupou as últimas posições, a mais de dois segundos do líder, Maverick Viñales. Conversando com o Speedweek, Pol Espargaró contou que o circuito se revelou o mais difícil para a marca austríaca até o momento.
“Nós testamos um monte de peças novas, mas ainda falta algo. Neste circuito, temos sido mais fracos em comparação com Valência, Jerez, Sepang e Phillip Island. Estamos um pouco mais longe do que queríamos. Ainda há áreas onde podemos melhorar, muitas para listá-las. O maior problema é a aceleração, onde mais perdemos, inclusive na dentro da curva. A frenagem é boa onde somos fracos é na aceleração. É algo que comprovamos na simulação de corrida, porque perdemos muita tração. Necessitamos melhorar a eletrônica com urgência.” (Pol Espargaró)
Seu companheiro de equipe Bradley Smith foi ligeiramente melhor, cerca de um décimo, e também se mostrou mais animado. Conversando com o GPone, o britânico disse que a KTM está progredindo, mas precisa encontrar mais meio segundo se quiser brigar pelos pontos.
“Estou satisfeito com o nosso progresso, fomos capazes de melhorar mais 2,5 segundos. Trabalhamos com o mapeamento e a eletrônica, e fizemos alguns bons progressos, especialmente na eletrônica. Agora temos algo que é muito mais consistente e bom em condição de corrida, então todos fizeram um trabalho muito bom. Olhando para os tempos de volta, temos que encontrar outro meio segundo. Estamos próximos dos caras da frente, mas há uma lacuna para o próximo grupo e é aí que queremos estar se quisermos lutar por pontos.” (Bradley Smith)
A KTM, que é uma das marcas líderes da Moto3 fará a sua estreia na Moto2 e MotoGP no Grande Prêmio do Catar, dia 26 de março. Na categoria intermediária, a situação parece bem mais fácil. Nos testes realizados em Jerez, na semana passada, a marca austríaca ocupou a terceira posição geral com o português Miguel Oliveira.