Já teve curiosidade em saber como uma superbike se sairia em uma prova de Off-Road? O piloto português Ricardo Domingos saciou a nossa dúvida ao se inscrever para uma etapa de rali com uma Suzuki GSX-R1000. E o resultado foi surpreendente!
Domingos participou do último Rali Baja 500, evento realizado na cidade portuguesa de Portalegre e que anualmente atrai participantes de nível internacional. O piloto se inscreveu na categoria “Hobby” (para pilotos não profissionais) com a motocicleta que fornece até 202 cv, mas foi projetada para rodar em estradas asfaltadas bem lisinhas.
Para complicar ainda mais as coisas, o nível de preparação permitido pelo regulamento era mínimo. A motocicleta recebeu apenas pneus 100% Off-Road, um guidão mais alto para melhorar suas reações e um ajuste interno nas suspensões para deixá-la mais macia. Assim, Domingos foi à luta.
Incrivelmente, o Domingos conseguiu finalizar o rali em uma honrosa 24º posição, entre cerca de 70 participantes de sua categoria! Para se ter uma ideia, o português chegou à frente de concorrentes que possuíam motos específicas para o off-road, como Yamaha YZ 250F, KTM 450 EXC e Husqvarna 701.
Domingos completou 355 km em 3 horas e 23 minutos, com uma velocidade média de apenas 61,6 km/h. Ironicamente, a parte eletrônica da GSX-R1000 acabou sendo de grande valia, já que seus modos de condução ajudaram a suavizar a brutalidade do motor nos trechos de areia e lama.
“O objetivo era participar de uma maneira diferente, chegar ao final e, acima de tudo, me divertir“, disse Domingos nas redes sociais. “Mas aqueles que me conhecem bem, sabem que meu sangue iria ferver e não queria apenas terminar, queria mostrar minhas cartas. Essa foi mais uma prova de superação para a mim mesmo“, admite.
Ultimamente as pessoas andam tendo o desejo de colocar superbikes na terra. Ainda no mês passado, colocamos um vídeo de uma Kawasaki Ninja 300 dando algumas voltas em uma pista de Motocross. Aquela, no entanto, não havia sido uma participação oficial, como essa.