Os organizadores do Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC) anunciaram ontem (29) que não serão disputadas categorias de motocicletas na próxima edição da prova, em 2020. A decisão vem na sequência da morte de Carlin Dunne, esse ano.
Dunne sofreu um acidente a poucos metros da linha de chegada, quando estava prestes a estabelecer uma nova vitória com tempo recorde em sua Ducati Streetfighter V4. O norte-americano caiu em um penhasco e não resistiu aos ferimentos.
“As motos fazem parte do evento há 29 anos e sua história remonta à corrida inaugural em 1916“, disse Tom Osborne, presidente da diretoria. “Dito isso, o programa de motocicletas não tem sido um evento anual. Elas participaram de 41 dos 97 anos que corremos em Pikes Peak. É hora de dar uma olhada em cada aspecto da corrida, incluindo as motocicletas e determinar se o evento pode ou não mudar“.
Isso significa, portanto, que as categorias de motos podem voltar no futuro: “a equipe do PPIHC e os membros do conselho continuarão a acompanhar todas as métricas relacionadas à corrida anual e a determinar, no final de 2020, se a inclusão de motocicletas acontecerá ou não nos próximos anos“, encerraram.
Se as corridas de motocicletas não retornaram à Pikes Peak, o Brasil já colocou seu nome na história da prova. Apesar da tragédia de Carlin Dunne, Rafael Paschoalin foi o vitorioso na categoria Middlewieight pilotando uma Yamaha MT-07.