Pela terceira vez participando do Pikes Peak Hill Climb, Rafael Paschoalin tenta, mais uma vez, um título inédito para o motociclismo brasileiro. Dessa vez, o piloto paulista correrá na categoria middleweight com a naked MT-09.
No ano passado, com uma MT-07, Paschoalin conseguiu um histórico segundo lugar na categoria até então, disputada por motos com capacidade cúbica entre 501 e 750cc. Agora, a organização alterou o regulamento, subindo a capacidade cúbica da categoria para até 1200cc.
Por conta disso, a vantagem que Paschoalin tinha em termos de desenvolvimento de sua MT-07 foi perdido, voltando à estaca zero todo o trabalho necessário para tornar sua moto, a já poderosa Yamaha MT-09, em uma máquina competitiva.
As principais alterações foram a redução do tanque de combustível, para diminuição do centro de gravidade, o rebaixamento da suspensão dianteira, a utilização de um escapamento esportivo, o remapeamento da injeção eletrônica e a eliminação de peso.
“A MT-09 é uma motocicleta cujas respostas são extremamente rápidas, surpreende na agilidade e na rapidez com que é capaz de realizar as mudanças de direção entre uma curva e outra“, comentou Paschoalin. “Tenho a meu favor um torque monstruoso que garante acelerações e retomadas bem rápidas, tudo que uma motocicleta precisa para vencer em Pikes Peak“, acredita.
O Pikes Peak Hill Climb, em Colorado Springs, nos Estados Unidos, é uma lendária competição tão diferente quanto especial, pelo fato de ser uma disputa para eleger o piloto mais rápido – entre diversas categorias de motocicletas e carros – a subir uma sinuosa estrada com 20 km de percurso e 156 curvas dos mais variados raios.
A largada acontece a cerca de 2300 metros de altitude e a chegada a mais de 4300m, fazendo com que o ar rarefeito coloque ainda mais a prova máquinas e pilotos. Além de perícia e preparo físico, é preciso uma grande dose de coragem, já que a maior parte das curvas são à beira de precipícios e não contam com qualquer tipo de proteção.
A 102ª edição da prova será disputada no próximo domingo (24/06) e você pode acompanhar maiores informações (com fotos e vídeos) na Fan Page oficial da Yamaha no Facebook e através do Instagram da marca, yamahabrasil.