Rafael Paschoalin conquistou o terceiro lugar na edição desse ano do Pikes Peak Hill Climb, nos Estados Unidos. O piloto da Yamaha ficou a apenas 2s da segunda colocação na categoria middleweight.
Pilotando uma Yamaha MT-09, Paschoalin percorreu os 20 quilômetros de subida até o topo da montanha em apenas 10min04s – a dois segundos do segundo colocado, Davey Durelle, o piloto com maior número de vitórias em mais de 100 anos de competição.
Esta é a terceira vez que o piloto da Yamaha disputa essa prova. No ano passado, ao guidão de uma Yamaha MT-07, Paschoalin conseguiu um histórico segundo lugar na categoria, até então, disputada por motos com capacidade cúbica entre 501 e 750cc.
Nesse ano, o regulamento ampliou a capacidade cúbica da categoria middleweight para 850cc, fazendo a Yamaha do Brasil optar por disputar a prova com uma MT-09, de proposta semelhante, porém mais forte. A adaptação ao novo modelo, no entanto, não foi fácil.
“Cabeça erguida pelo empenho de todas as pessoas que estiveram nesse projeto. Não fiquei feliz com o resultado mas entendi que depois de tantos problemas só o fato de participar da prova já foi válido“, comentou Paschoalin após a prova. “Depois dos problemas, pude curtir a pilotagem na subida de montanha mais insana que existe e essa sensação já me faz pensar na prova do ano que vem. Voltaremos mais fortes em 2019”, garantiu.