Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Piaggio no Brasil: conheça melhor cada um dos novos modelos

Lucas Carioli 13 de dezembro de 2016


O grande lançamento do mês, sem dúvida, foi a chegada oficial do Grupo Piaggio ao Brasil. A marca italiana passa a oferecer no país quatro modelos, Liberty 150, Medley 150, Beverly 300 e MP3 300 em quatro versões diferentes. Você os conhece melhor aqui.

piaggio-liberty-150-2016-capaPara a estreia no mercado brasileiro, o Grupo Piaggio trouxe a mais nova versão mundial da Liberty 150 cm³, por R$ 15.900,00. Desde que foi concebida, em de 1997, mantém suas características essenciais, ao mesmo tempo em que se reestrutura constantemente para acompanhar as tendências e necessidades das novas gerações. Após 19 anos de vendas mundiais bem sucedidas, com mais de 900 mil unidades, a Liberty foi completamente renovada neste ano.

O motor i-get 150 cm³ de 4 tempos refrigerado a ar possui novos componentes, como virabrequim com inércia 24% maior em comparação ao motor anterior, reduzindo as vibrações; motor de partida 70% mais silencioso; cobertura da caixa de câmbio transmissão, que reduz ainda mais o ruído e aumenta a rigidez da estrutural e sensor barométrico, que monitora a pressão atmosférica e adapta os parâmetros da motocicleta para otimizar a potência e consumo de combustível.

A injeção eletrônica está mais eficiente, tanto em termos de potência quanto de torque, beneficiando a aceleração em baixas rotações. O novo injetor de oito aberturas fornece combustível por meio de um spray fino, que otimiza a combustão. Essas modificações proporcionaram uma potência de 9,6 kW a 7.750 rpm e torque de 13 Nm a 5.250 rpm, mantendo consumo de até 57 km/l a uma velocidade constante de 40 km/h.

O quadro da motocicleta é de aço tubular, com elementos de metal prensado. A rigidez de torção está 15% maior, ao passo que a longitudinal foi aumentada em 17%. A dianteira recebeu um garfo hidráulico telescópico, enquanto um braço duplo conecta o cárter do motor ao quadro na parte traseira, garantindo amortecimento elevado das forças alternadas do motor. O único amortecedor traseiro de ação dupla, ajustável na pré-carga da mola.

A roda dianteira está com 16 polegadas, uma a mais do que a versão anterior. A vantagem é a estabilidade ainda maior em velocidades elevadas. As duas rodas são feitas de liga de alumínio, com sete raios cada, que se dividem no centro. O aro traseiro tem 14″ e serve de suporte para um pneu de 100/80. O ABS, de série, foi desenvolvido pela Piaggio em conjunto com a Bosch. É constituído por um disco dianteiro de 240 mm e um tambor traseiro de 140 mm.

O display LCD não possui nenhum componente mecânico, é todo eletrônico. A iluminação é inteiramente de LEDs. O espaço do porta-luvas foi praticamente dobrado em relação ao modelo anterior, de 12,5 litros, para 17 litros. Como opcional, é possível acrescentar uma entrada USB. Está disponível nas cores Bianco Perla, Blu Midnight e Marrone Etna.

Medley 150 chega ao Brasil combinando tecnologia e elegância

piaggio-medley-150-2016-1Partindo de R$ 26.900,00, a Medley une segurança e estilo. Além de sua praticidade no dia a dia, seus pontos fortes estão nas inovações tecnológicas e design apurado, que traduz o mais elegante estilo italiano. O escudo frontal tem um porta-objetos, facilmente acessado pelo piloto enquanto acomodado no assento. Vista de frente, a moto foge dos padrões tradicionais de uma scooter.

A traseira tem dimensões mais finas, apesar do grande espaço sob o acento, com 36,2 litros. Isso é possível graças ao reposicionamento do tanque de combustível, realocado no centro do apoio de pé. Além da maior capacidade de armazenamento, a mudança permite o abastecimento sem precisar sair da moto, bem como maior estabilidade, pois o peso da moto ficou mais bem distribuído.

Uma de suas principais características é o sistema “Start & Stop”, que desliga o motor durante as paradas em semáforos e no trânsito, contribuindo para reduzir o consumo de combustível e de emissões. O modelo também vem equipado com ABS nas duas rodas e com o novo motor i-get de 4 tempos, com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível.

Com tanque de oito litros e meio, a scooter possui potência de 11 kW a 7.750 rpm, suficiente para as necessidades do uso diário em ambientes urbanos e metropolitanos. O torque é de 14,4 Nm a 6,400 rpm. O consumo de combustível chega a 45.9 km/l.

O chassi é feito de tubos de aço reforçados com metal prensado. O eixo dianteiro conta com um garfo de 33 mm de diâmetro, enquanto o traseiro possui um par de amortecedores duplos e molas helicoidais com cinco posições ajustáveis na pré-carga.

As rodas de alumínio têm 16 polegadas na frente e 14 polegadas atrás. Os pneus tem medidas de 100/80 na dianteira e 110/80 na traseira enquanto o peso de 138 kg garante agilidade ao piloto. Os freios ABS, de série, são compostos por dois discos de 260 mm e 240 mm, com pinças flutuantes de duplo pistão.

Beverly 300 desembarca no Brasil com design perfomance

piaggio-beverly-300-2016Lançada em 2001, a Beverly 300 revolucionou o mercado das scooters na época com design imponente e muitos itens de segurança. Exemplo disso, foi o lançamento da versão SportTouring, top de linha, em 2012, que entrou para a história do segmento como a primeira scooter equipada com os sistemas ABS/ASR (antitravamento e controle de tração).

A principal novidade da nova linha é o motor já adequado às exigências da rigorosa legislação europeia de emissões veiculares (Euro4). O resultado veio do trabalho da equipe de engenheiros e técnicos, que desenvolveu uma nova unidade de comando eletrônico, catalisadores e silenciadores que garantiram uma potência de 15,5 kW a 7.250 rpm e torque de 22,5 Nm a 5.750 rpm. A transmissão é automática CVT e a embreagem, centrífuga seca.

Para garantir a segurança, o freio dianteiro tem 300 mm de diâmetro, e traseiro, de 240 mm – ambos possuem pinça dupla, o que garante maior capacidade de frenagem. De série, é equipada com os sistemas ABS e ASR (controle de tração).

Considerada um clássico, a Piaggio Beverly caracteriza-se por seu design arrojado e imponente. O conjunto óptico, formado pelas lâmpadas em LED e luzes de freio, é um dos destaques. Ideal para deslocamentos urbanos e viagens curtas, o piloto tem uma excelente posição para conduzir a scooter. O compartimento abaixo do banco tem capacidade para levar dois capacetes.

Disponível por R$ 34.900,00 em duas opções de cores, Bianco Iceberg e a nova Grigio Ardesia, a Beverly traz acabamento cuidadoso, refinado na escolha de cores, na combinação de equipamentos pintados e cromados. O modelo ainda conta com comando à distância para abrir o banco e localizar o veículo, além de entrada USB para recarregar dispositivos eletrônicos.

Piaggio MP3: praticidade de scooter a segurança de carro

piaggio-mp3-300-business-2016A Piaggio reinventou o transporte urbano em 2006 com o lançamento da MP3, a primeira scooter de três rodas do mundo. O modelo chega ao Brasil em duas plataformas, longa e curta. As maiores são representadas pelas versões “Sport” e “Business”, com carroceria de 2,22 metros. Já os modelos “Yourban LT” e “Yourban LT Sport” têm 2,04 metros de comprimento.

Equipadas com propulsor de 300 cilindradas, refrigeradas a água e com injeção eletrônica, as MP3 Business e Sport desenvolvem potência de 15,5 kW a 7.250 rpm e torque de 22,5 Nm a 6.000 rpm. Yourban e Yourban LT também possuem motor de 300 cm³ mas com desempenho ligeiramente melhor (16,7 kW a 7.750 rpm e 24 Nm a 5.750 rpm) por causa da diferença de peso. Com 217 kg, pesam 25 kg a menos que as irmãs mais robustas.

A MP3 é a primeira scooter de três rodas equipada com o sistema ABS integrado ao ASR (controle de tração). O funcionamento desse conjunto é bem simples: uma unidade de controle monitora cada uma das rodas individualmente, modulando a força de frenagem para prevenir a perda de aderência. O scooter utiliza um sistema de freio combinado nas três rodas. O sistema pode ser usado de forma individual – dianteiro/traseiro ou combinado. O diâmetro do disco é de 258 mm.

piaggio-mp3-business-2016-3Outra tecnologia desenvolvida e patenteada pela fabricante italiana é o mecanismo da suspensão dianteira. Esta exclusiva tecnologia permite que as rodas dianteiras se inclinem juntamente com o veículo, para facilitar o contorno das curvas. Isso é garantido pela suspensão de quatro barras articuladas que trabalham de forma conjunta e permitem a inclinação de uma motocicleta convencional. Porém, com duas rodas na dianteira, a capacidade de aderência em curvas e frenagem fica muito maior.

Além disso, o sistema de bloqueio da suspensão dianteira foi desenvolvido para garantir que as três rodas estejam sempre em equilíbrio, dispensando o uso do descanso lateral (a scooter, no entanto, está equipada com este item). Basta ao condutor pressionar um botão específico para travar o conjunto. Isso significa que ele não precisará colocar os pés no chão (muito útil em semáforos) e poderá estacionar a scooter em qualquer lugar facilmente e sem esforço.

Na versão atual, o modelo foi inteiramente redesenhado. O para-brisa remete ao modelo original, mas ganhou novo formato e pode ser ajustado em três diferentes alturas. Os faróis e as setas têm lâmpadas de LED. As rodas ganharam um novo e elegante design de cinco raios.

O painel de instrumentos recebeu um conjunto moderno de instrumentos dispostos em três displays: dois convencionais e um digital. De fácil visualização, o piloto tem informações como consumo de combustível (instantâneo e médio), velocidade média, indicador de combustível, tempo de viagem e temperatura.

As 11 luzes do painel de instrumentos exibem o funcionamento dos faróis (alto e baixo), setas, reserva de combustível, pressão do óleo, aviso da injeção, imobilizador, ABS, ASR e quatro luzes de emergência. Na parte central, logo abaixo do visor, uma série de quatro luzes de advertência indica aviso do sistema de trava da suspensão, parada do motor e freio de estacionamento. Botões no guidão são utilizados para abrir o banco e desligar o ASR.

O pacote multimídia traz uma série de atrativos, como conexão do smartphone ao sistema eletrônico de bordo, o que permite exibir dados como velocidade, rotação, potência do motor e torque em tempo real. Também é possível checar dados da maneira de conduzir do piloto, como aceleração em linha reta, inclinação nas curvas, consumo de combustível e velocidade média, entre uma série de outros dados.

O smartphone ainda pode ser usado para exibir mapas e rotas ou para localizar, por exemplo, postos de gasolina ou serviços de suporte mais próximos. E tem mais: existe um recurso capaz de monitorar a condição da moto. Por exemplo, o sistema alerta o piloto sobre o seu desgaste e a respeito de situações críticas, como panes etc. O preço de cada uma é:

• Yourban LT Sport – R$ 38.800,00
• Yourban LT – R$ 39.800,00
• LT Sport – R$ 47.800,00
• LT Business – R$ 49.800,00


Tags: Beverly 300 Grupo Piaggio Liberty 150 Medley 150 Piaggio Piaggio MP3

Post navigation

Previous Ducati confirma interesse em participar da Moto3
Next Veja esse piloto se equilibrar no topo de uma montanha coberta de neve

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.