O grande lançamento do mês, sem dúvida, foi a chegada oficial do Grupo Piaggio ao Brasil. A marca italiana passa a oferecer no país quatro modelos, Liberty 150, Medley 150, Beverly 300 e MP3 300 em quatro versões diferentes. Você os conhece melhor aqui.
Para a estreia no mercado brasileiro, o Grupo Piaggio trouxe a mais nova versão mundial da Liberty 150 cm³, por R$ 15.900,00. Desde que foi concebida, em de 1997, mantém suas características essenciais, ao mesmo tempo em que se reestrutura constantemente para acompanhar as tendências e necessidades das novas gerações. Após 19 anos de vendas mundiais bem sucedidas, com mais de 900 mil unidades, a Liberty foi completamente renovada neste ano.
O motor i-get 150 cm³ de 4 tempos refrigerado a ar possui novos componentes, como virabrequim com inércia 24% maior em comparação ao motor anterior, reduzindo as vibrações; motor de partida 70% mais silencioso; cobertura da caixa de câmbio transmissão, que reduz ainda mais o ruído e aumenta a rigidez da estrutural e sensor barométrico, que monitora a pressão atmosférica e adapta os parâmetros da motocicleta para otimizar a potência e consumo de combustível.
A injeção eletrônica está mais eficiente, tanto em termos de potência quanto de torque, beneficiando a aceleração em baixas rotações. O novo injetor de oito aberturas fornece combustível por meio de um spray fino, que otimiza a combustão. Essas modificações proporcionaram uma potência de 9,6 kW a 7.750 rpm e torque de 13 Nm a 5.250 rpm, mantendo consumo de até 57 km/l a uma velocidade constante de 40 km/h.
O quadro da motocicleta é de aço tubular, com elementos de metal prensado. A rigidez de torção está 15% maior, ao passo que a longitudinal foi aumentada em 17%. A dianteira recebeu um garfo hidráulico telescópico, enquanto um braço duplo conecta o cárter do motor ao quadro na parte traseira, garantindo amortecimento elevado das forças alternadas do motor. O único amortecedor traseiro de ação dupla, ajustável na pré-carga da mola.
A roda dianteira está com 16 polegadas, uma a mais do que a versão anterior. A vantagem é a estabilidade ainda maior em velocidades elevadas. As duas rodas são feitas de liga de alumínio, com sete raios cada, que se dividem no centro. O aro traseiro tem 14″ e serve de suporte para um pneu de 100/80. O ABS, de série, foi desenvolvido pela Piaggio em conjunto com a Bosch. É constituído por um disco dianteiro de 240 mm e um tambor traseiro de 140 mm.
O display LCD não possui nenhum componente mecânico, é todo eletrônico. A iluminação é inteiramente de LEDs. O espaço do porta-luvas foi praticamente dobrado em relação ao modelo anterior, de 12,5 litros, para 17 litros. Como opcional, é possível acrescentar uma entrada USB. Está disponível nas cores Bianco Perla, Blu Midnight e Marrone Etna.
Medley 150 chega ao Brasil combinando tecnologia e elegância
Partindo de R$ 26.900,00, a Medley une segurança e estilo. Além de sua praticidade no dia a dia, seus pontos fortes estão nas inovações tecnológicas e design apurado, que traduz o mais elegante estilo italiano. O escudo frontal tem um porta-objetos, facilmente acessado pelo piloto enquanto acomodado no assento. Vista de frente, a moto foge dos padrões tradicionais de uma scooter.
A traseira tem dimensões mais finas, apesar do grande espaço sob o acento, com 36,2 litros. Isso é possível graças ao reposicionamento do tanque de combustível, realocado no centro do apoio de pé. Além da maior capacidade de armazenamento, a mudança permite o abastecimento sem precisar sair da moto, bem como maior estabilidade, pois o peso da moto ficou mais bem distribuído.
Uma de suas principais características é o sistema “Start & Stop”, que desliga o motor durante as paradas em semáforos e no trânsito, contribuindo para reduzir o consumo de combustível e de emissões. O modelo também vem equipado com ABS nas duas rodas e com o novo motor i-get de 4 tempos, com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível.
Com tanque de oito litros e meio, a scooter possui potência de 11 kW a 7.750 rpm, suficiente para as necessidades do uso diário em ambientes urbanos e metropolitanos. O torque é de 14,4 Nm a 6,400 rpm. O consumo de combustível chega a 45.9 km/l.
O chassi é feito de tubos de aço reforçados com metal prensado. O eixo dianteiro conta com um garfo de 33 mm de diâmetro, enquanto o traseiro possui um par de amortecedores duplos e molas helicoidais com cinco posições ajustáveis na pré-carga.
As rodas de alumínio têm 16 polegadas na frente e 14 polegadas atrás. Os pneus tem medidas de 100/80 na dianteira e 110/80 na traseira enquanto o peso de 138 kg garante agilidade ao piloto. Os freios ABS, de série, são compostos por dois discos de 260 mm e 240 mm, com pinças flutuantes de duplo pistão.
Beverly 300 desembarca no Brasil com design perfomance
Lançada em 2001, a Beverly 300 revolucionou o mercado das scooters na época com design imponente e muitos itens de segurança. Exemplo disso, foi o lançamento da versão SportTouring, top de linha, em 2012, que entrou para a história do segmento como a primeira scooter equipada com os sistemas ABS/ASR (antitravamento e controle de tração).
A principal novidade da nova linha é o motor já adequado às exigências da rigorosa legislação europeia de emissões veiculares (Euro4). O resultado veio do trabalho da equipe de engenheiros e técnicos, que desenvolveu uma nova unidade de comando eletrônico, catalisadores e silenciadores que garantiram uma potência de 15,5 kW a 7.250 rpm e torque de 22,5 Nm a 5.750 rpm. A transmissão é automática CVT e a embreagem, centrífuga seca.
Para garantir a segurança, o freio dianteiro tem 300 mm de diâmetro, e traseiro, de 240 mm – ambos possuem pinça dupla, o que garante maior capacidade de frenagem. De série, é equipada com os sistemas ABS e ASR (controle de tração).
Considerada um clássico, a Piaggio Beverly caracteriza-se por seu design arrojado e imponente. O conjunto óptico, formado pelas lâmpadas em LED e luzes de freio, é um dos destaques. Ideal para deslocamentos urbanos e viagens curtas, o piloto tem uma excelente posição para conduzir a scooter. O compartimento abaixo do banco tem capacidade para levar dois capacetes.
Disponível por R$ 34.900,00 em duas opções de cores, Bianco Iceberg e a nova Grigio Ardesia, a Beverly traz acabamento cuidadoso, refinado na escolha de cores, na combinação de equipamentos pintados e cromados. O modelo ainda conta com comando à distância para abrir o banco e localizar o veículo, além de entrada USB para recarregar dispositivos eletrônicos.
Piaggio MP3: praticidade de scooter a segurança de carro
A Piaggio reinventou o transporte urbano em 2006 com o lançamento da MP3, a primeira scooter de três rodas do mundo. O modelo chega ao Brasil em duas plataformas, longa e curta. As maiores são representadas pelas versões “Sport” e “Business”, com carroceria de 2,22 metros. Já os modelos “Yourban LT” e “Yourban LT Sport” têm 2,04 metros de comprimento.
Equipadas com propulsor de 300 cilindradas, refrigeradas a água e com injeção eletrônica, as MP3 Business e Sport desenvolvem potência de 15,5 kW a 7.250 rpm e torque de 22,5 Nm a 6.000 rpm. Yourban e Yourban LT também possuem motor de 300 cm³ mas com desempenho ligeiramente melhor (16,7 kW a 7.750 rpm e 24 Nm a 5.750 rpm) por causa da diferença de peso. Com 217 kg, pesam 25 kg a menos que as irmãs mais robustas.
A MP3 é a primeira scooter de três rodas equipada com o sistema ABS integrado ao ASR (controle de tração). O funcionamento desse conjunto é bem simples: uma unidade de controle monitora cada uma das rodas individualmente, modulando a força de frenagem para prevenir a perda de aderência. O scooter utiliza um sistema de freio combinado nas três rodas. O sistema pode ser usado de forma individual – dianteiro/traseiro ou combinado. O diâmetro do disco é de 258 mm.
Outra tecnologia desenvolvida e patenteada pela fabricante italiana é o mecanismo da suspensão dianteira. Esta exclusiva tecnologia permite que as rodas dianteiras se inclinem juntamente com o veículo, para facilitar o contorno das curvas. Isso é garantido pela suspensão de quatro barras articuladas que trabalham de forma conjunta e permitem a inclinação de uma motocicleta convencional. Porém, com duas rodas na dianteira, a capacidade de aderência em curvas e frenagem fica muito maior.
Além disso, o sistema de bloqueio da suspensão dianteira foi desenvolvido para garantir que as três rodas estejam sempre em equilíbrio, dispensando o uso do descanso lateral (a scooter, no entanto, está equipada com este item). Basta ao condutor pressionar um botão específico para travar o conjunto. Isso significa que ele não precisará colocar os pés no chão (muito útil em semáforos) e poderá estacionar a scooter em qualquer lugar facilmente e sem esforço.
Na versão atual, o modelo foi inteiramente redesenhado. O para-brisa remete ao modelo original, mas ganhou novo formato e pode ser ajustado em três diferentes alturas. Os faróis e as setas têm lâmpadas de LED. As rodas ganharam um novo e elegante design de cinco raios.
O painel de instrumentos recebeu um conjunto moderno de instrumentos dispostos em três displays: dois convencionais e um digital. De fácil visualização, o piloto tem informações como consumo de combustível (instantâneo e médio), velocidade média, indicador de combustível, tempo de viagem e temperatura.
As 11 luzes do painel de instrumentos exibem o funcionamento dos faróis (alto e baixo), setas, reserva de combustível, pressão do óleo, aviso da injeção, imobilizador, ABS, ASR e quatro luzes de emergência. Na parte central, logo abaixo do visor, uma série de quatro luzes de advertência indica aviso do sistema de trava da suspensão, parada do motor e freio de estacionamento. Botões no guidão são utilizados para abrir o banco e desligar o ASR.
O pacote multimídia traz uma série de atrativos, como conexão do smartphone ao sistema eletrônico de bordo, o que permite exibir dados como velocidade, rotação, potência do motor e torque em tempo real. Também é possível checar dados da maneira de conduzir do piloto, como aceleração em linha reta, inclinação nas curvas, consumo de combustível e velocidade média, entre uma série de outros dados.
O smartphone ainda pode ser usado para exibir mapas e rotas ou para localizar, por exemplo, postos de gasolina ou serviços de suporte mais próximos. E tem mais: existe um recurso capaz de monitorar a condição da moto. Por exemplo, o sistema alerta o piloto sobre o seu desgaste e a respeito de situações críticas, como panes etc. O preço de cada uma é:
• Yourban LT Sport – R$ 38.800,00
• Yourban LT – R$ 39.800,00
• LT Sport – R$ 47.800,00
• LT Business – R$ 49.800,00