O Grupo Piaggio, proprietário das marcas, Aprilia, Moto Guzzi, Vespa e outras anunciou que garantiu um empréstimo de US$ 60 milhões (o equivalente a mais de R$ 319 milhões) em seu plano de investimentos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
As áreas de interesse específicas incluem segurança e sustentabilidade ativas e passivas (como redução do consumo de combustível e de emissões), “destinadas a fortalecer a linha de scooters, motocicletas e veículos comerciais”.
O Grupo Piaggio já fez uma série de inovações interessantes, como um novo veículo de três rodas e asas aerodinâmicas ativos para as Aprilia RSV4. Nos últimos anos, eles revelaram uma Vespa elétrica com design clássico, que pode ganhar novas versões agora.
Este empréstimo também não indica que o Grupo Piaggio esteja com problemas financeiros. Os bancos que o concederam, Monte dei Paschi di Siena e Cassa Depositi e Prestiti deixam claro que sua intenção é ajudar as empresas a retomar negócios regulares após o apogeu da crise do Coronavírus.
A Itália foi duramente atingida pela Covid-19, com o Grupo Piaggio (assim como a Ducati, Brembo e outras marcas italianas) sendo forçado, através de um decreto do Governo Italiano, a paralisar a produção em 22 de março. Os negócios foram retomados e parece que eles querem compensar o tempo perdido.