A Piaggio estreia a operação no Brasil com seus quatro principais modelos mundiais, Liberty 150 cm³, Medley 150 cm³, Bervely 300 cm³ e MP3 300 cm³. De acordo com a análise de mercado realizada pela montadora, a perspectiva é que, juntas, as scooters representem cerca de 60% das vendas nacionais da companhia em 2017.
Também está sendo inaugurado o Mototplex, concept store mundial do Grupo Piaggio. Projeto pioneiro e exclusivo no setor automotivo, traz conceitos arquitetônicos totalmente inovadores, com o objetivo de entregar uma experiência sem parâmetros para os clientes da montadora.
“É com muita satisfação que anunciamos a todo o Brasil a chegada de mais uma gigante do Grupo Piaggio. Referência em tecnologia e design no setor de duas rodas, a marca Piaggio vem para compor, ao lado da Vespa, a linha mais moderna e sofisticada de scooters do País”, enfatiza Giuseppe De Paola, vice-presidente da Asset Beclly, representante da Piaggio no Brasil. “Nossa meta é oferecer mais do que opções de transporte. Estamos apresentando novas soluções de mobilidade urbana, até então inexistentes no País.”
De acordo com o executivo, o Grupo Piaggio entra no Brasil em um momento estratégico do segmento de motocicletas. O país assiste, atualmente, o que grandes metrópoles da Europa viram há cerca de duas décadas: a crescente participação das scooters no cenário urbano.
“O consumidor começou a enxergar a scooter como uma das melhores soluções para o deslocamento diário. Uma escolha muito acertada, já que trata-se de um veículo prático, ágil, confortável, econômico, leve e fácil de pilotar. O Brasil está passando por um processo de ‘scooterização’ ”, explicou De Paola.
Modelos
Para a estreia no mercado brasileiro, a empresa trouxe a mais nova versão mundial da Liberty 150 cilindradas. Destaca-se no modelo o motor i-get, com tecnologia Euro 4. Possui freio ABS de série e injeção eletrônica com o novo injetor de oito aberturas, que fornece combustível por meio de um spray fino, otimizando a combustão. Seu valor é de R$ 15.900,00.
A Medley 150 cilindradas é outra novidade. Inspirada nas linhas imponentes, modernas e elegantes da Beverly, sua irmã mais robusta, também equipada com o motor i-get, ainda conta com a tecnologia “Start & Stop”, que desliga o motor durante as paradas em semáforos e no trânsito, contribuindo para reduzir o consumo de combustível e de emissões. O modelo vem com ABS nas duas rodas e injeção eletrônica de combustível de série, e será vendido por R$ 26.900,00.
A Beverly, de 300 cilindradas chega por R$ 34.900,00 e com diversas tecnologias de série, como os sistemas ABS e ASR (controle de tração), injeção eletrônica, comando à distância para abertura do banco e localização do veículo e entrada USB para recarregar dispositivos eletrônicos.
Por fim, o Brasil também recebe a MP3 de 300 cilindradas, uma das maiores criações tecnológicas do setor. Primeira scooter de três rodas do mundo, está disponível em duas plataformas, uma mais longa e outra mais curta.
As maiores são representadas pelas versões Sport e Business, com carroceria de 2,22 metros. Já os modelos Yourban e Yourban Sport têm 2,04 metros de comprimento. Todas possuem motor de 300 cilindradas, injeção eletrônica de série, ABS e ASR. O valor de cada uma é:
• Yourban LT Sport – R$ 38.800,00
• Yourban LT – R$ 39.800,00
• LT Sport – R$ 47.800,00
• LT Business – R$ 49.800,00
Motoplex
Outra grande novidade da operação da Piaggio no Brasil é a vinda da concept store global do Grupo: o Motoplex. Atualmente, existem apenas nove delas no mundo. São Paulo é 10ª metrópole a recebê-la e seus 800 m² a colocam como a segunda maior, atrás apenas da de Mantova, na Itália.
O projeto visa à criação de uma loja-conceito sem igual no segmento automotivo. Os espaços, o modo de apresentação dos produtos, a distribuição do showroom, o café, entre outros, foram pensados para proporcionar a sensação de algo muito mais do que um simples lugar para se vender veículos. “Uma particularidade inusitada é que em cima do balcão do café, está exposto um modelo Vespa 946 Empório Armani.”
Feito para agrupar as marcas do Grupo Piaggio, no Brasil será contemplado pelos produtos Vespa e Piaggio. “Um dos pontos altos é sua arquitetura única, que se destaca pela utilização de expositores, pódios, para sustentar as scooters. Além de possuírem um design estratégico, contam com elementos estéticos que ressaltam as motocicletas, tirando-as do contato direto com o chão.”
Rede nacional
Com a entrada do Motoplex, a Rede do Grupo Piaggio no Brasil terá três modelos diferentes de loja. A concept store é a maior e mais completa de todos, com showroom mais amplo, pós-venda e oficina.
As Boutiques de shopping, atualmente instaladas no JK Iguatemi e no Iguatemi Campinas, se encaixam às propriedades, atributos e conceitos da Vespa. São menores do que uma loja de rua, e seu objetivo é ser elegante e aconchegante nos níveis que a Vespa exige.
O terceiro modelo são as boutiques de rua. Seguindo a ideia das de shopping, serão aconchegantes e estilosas, porém adaptadas para as marcas Vespa e Piaggio. Não chegam a ser grandes como o Motoplex, mas também contam com oficina e pós-venda. “Somando as unidades dos três formatos iremos compomos nossa meta para a Rede no Brasil”, aponta De Paola.
Em 2016, estão sendo implantadas oito lojas: o Motoplex; duas boutiques já abertas – no JK Iguatemi e no Iguatemi Campinas; outras quatro de shopping, já encaminhadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre; e, por fim, uma boutique Vespa-Piaggio de rua, que será inaugurada na Avenida Europa em breve.
“A entrada da marca Piaggio é mais um capítulo importante do Grupo Piaggio no Brasil. Com isso, refirmamos nosso compromisso de longo prazo com País, no qual acreditamos e esperamos investir cada vez mais”, conclui o executivo.