Embora ainda não tenha sido feito um anúncio oficial, a imprensa alemã dá como certa a presença de Danilo Petrucci no Rali Dakar 2022 com a KTM. O piloto italiano vai competir na Arábia Saudita ao lado dos campeões Toby Price, Sam Sunderland e Mattias Walkner.
Petrucci e seu companheiro de equipe na Tech3 KTM, Iker Lecuona terão que ceder suas vagas para Remy Gardner e Raul Fernandez na próxima temporada. Sem opções competitivas na MotoGP e no Mundial de Superbike, o italiano vai exercer outra grande paixão sua, as competições off-road.
“Na MotoGP todos os lugares estão ocupados. No Mundial de Superbike também não há mais uma vaga entre as equipes fortes”, explicou seu empresário, Alberto Vergani. “E o Danilo decidiu em agosto que queria ficar na KTM“. De acordo com a reportagem, Petrucci também será o embaixador da marca na Itália.
“Tenho que encarar o rali como um recém-chegado à escola e lidar com o roadbook e a navegação por GPS“, explicou Petrucci. “Para o fazer, tenho de estudar detalhadamente os extensos regulamentos. É por isso que vou passar alguns dias com o chefe da equipe KTM-Dakar, Jordi Viladoms, em Barcelona em novembro.“
No Dakar, a KTM é provavelmente a equipe mais forte, com 18 vitórias nas últimas 20 edições. Apenas nos últimos dois anos é que a fabricante austríaca perdeu a invencibilidade para a Honda, vencedora em 2020 com o norte-americano Ricky Brabec e em 2021 com o argentino Kevin Benavides.
Depois do Dakar, eles irão discutir se a carreira de Petrucci no rali faz sentido e tem futuro. Caso contrário, o piloto de 30 anos pode permanecer como piloto reserva na KTM de MotoGP ou, como Andrea Dovizioso, esperar por novas oportunidades visando a temporada 2023.