Depois de Valentino Rossi, o grande destaque do Grande Prêmio da Inglaterra de MotoGP foi o compatriota Danillo Petrucci, que com o segundo lugar conquistou o seu primeiro pódio na categoria rainha do motociclismo.
Petrucci, que largou apenas na 18º posição se aproveitou da chuva para fazer o seu talento brilhar. Apesar de admitir surpresa com o resultado, revelou que todo piloto chega à categoria com o sonho de ganhar um dia.
“Quando você chega na MotoGP você tem um sonho: ganhar. Eu via esse resultado no domingo de muito longe. Eu não tinha imaginado chegar ao pódio neste ano, talvez na próxima temporada, com uma moto mais competitiva. Mas, no fundo eu sabia que se acontecesse uma corrida molhada poderia mostrar meu potencial.” (Danillo Petrucci)
O feito de Petrucci é ainda mais impressionante se destacarmos que o italiano compete com uma Ducati GP14.1, que nem é a última versão da moto do ano passado. Mesmo assim, Petrucci superou Andrea Dovizioso (com uma GP15) e se aproximava de Rossi. Contudo, o piloto confessou que nunca pensou em ultrapassar o eneacampeão.
“Honestamente, eu não teria forçado mais. Para mim, a coisa toda foi uma surpresa, especialmente se aproximar de Rossi. Eu queria ficar na frente de Dovizioso a todo o custo e estava feliz com o desenvolvimento da corrida. Estava tentando o meu melhor, lidando com a situação da melhor forma possível, então estou contente. Na última volta, em cada curva eu dizia a mim mesmo: ‘se eu cair, nem volto para os boxes, vou direto para o aeroporto pegar o primeiro vôo!’”
Com o resultado, Petrucci saltou para a oitava posição no campeonato, ficando à frente de nomes importantes como Cal Crutchlow e Pol Espargaró. O italiano já está confirmado na Pramac-Ducati para 2016 e na próxima etapa, em Misano deverá receber uma moto atualizada, a GP14.2.