Danilo Petrucci foi o mais veloz hoje (17) no primeiro dia de testes coletivos em Phillip Island, Austrália. O italiano cravou o tempo de 1min31s764 em uma sessão marcada por pista molhada. Os favoritos ficaram para trás.
O belíssimo circuito de Phillip Island já é conhecido por oferecer as quatro estações do ano em um único dia e hoje tivemos um perfeito exemplo disso. Quando os boxes foram abertos no início da manhã, os pilotos se depararam com pista molhada e um clima quase invernal em pleno hemisfério sul.
Mas, ao longo do dia as condições foram melhorando e o sol até arriscou dar às caras nas últimas duas horas de teste. Isso trouxe todos os pilotos de volta a pista e os tempos começaram a cair rapidamente. A dupla da Pramac-Ducati, composta por Petrucci e Scott Redding foram os que mais aproveitaram mantendo-se em primeiro e segundo até os momentos finais.
No finalzinho, Maverick Viñales da Suzuki e Bradley Smith da Tech3 Yamaha acertaram boas voltas, derrubando Redding para o quarto lugar. Ainda assim, nenhum deles sequer se aproximou do tempo de Petrucci, o único a rodar em 1min31s.
Cal Crutchlow ainda utilizando uma RC213V de 2015 foi o piloto Honda mais rápido, em quinto, à frente de Valentino Rossi, o primeiro de uma equipe oficial. O italiano, que completou 37 anos ontem (16) passou o dia testando uma Yamaha M1 2016 com o tanque de combustível na parte traseira.
Pol Espargaró foi outro a melhorar bastante quando a pista secou. O espanhol marcou 1min33s126, o suficiente para ficar em sétimo. Yonny Hernandez colocou a equipe Aspar em oitavo, logo à frente de um surpreendente Jack Miller. O piloto “da casa” rodou 25 voltas, ainda se recuperando de sua fratura na perna, mas fez o bastante para assegurar a nona melhor volta. Andrea Dovizioso fechou os dez primeiros.
Com exceção de Rossi, todos os demais favoritos ficaram em posições secundárias. Marc Márquez deu apenas 20 voltas, a melhor delas em 1min35s354, 3s5 atrás do líder Petrucci. O bicampeão ficou em 12º. O campeão Jorge Lorenzo foi pior ainda, apenas 16º após rodar 24 voltas em pista molhada e ficar a 8s do líder. Dani Pedrosa também só rodou em pista molhada e ficou em penúltimo.
Alguns preferiram nem arriscar nas nessas condições climáticas. Foi o caso de Andrea Iannone e os pilotos da equipe Avintia, Hector Barberá e Loris Baz, que não chegaram a marcar tempos. Os testes continuam amanhã (18). Confira aqui a tabela de tempos.