A Petronas Yamaha apresentou hoje (1º) a sua equipe para competir na temporada 2021 de MotoGP. Como não poderia deixar de ser, a grande atração é a chegada do já lendário Valentino Rossi ao time.
Aos 42 anos e em sua 23º temporada na Categoria Rainha, Rossi fez uma troca de lugares com Fábio Quartararo, que foi para a equipe de fábrica. Mesmo assim, o italiano se mostrou motivado como um menino e busca o mesmo de sempre: ser competitivo.
“Estou muito orgulhoso de fazer parte da Petronas Yamaha. É um novo desafio para mim“, frisou Rossi. “É uma equipe muito jovem, mas nos últimos dois anos já tem estado muito competitiva. Estou feliz em ver minha nova moto para este ano e realmente gosto das cores da pintura, macacão, capacete, etc. Parece incrível“.
“Minha meta para 2021 é ser competitivo, lutar para vencer corridas, lutar para chegar ao pódio e também lutar por uma boa posição na classificação no final da temporada“, destacou Rossi. “Estamos todos muito focados em nossos objetivos para fazer o melhor que podemos. Penso que com o Franco somos uma dupla muito interessante porque nos conhecemos muito bem. Toda a equipe está muito motivada e vou dar o meu máximo para conseguirmos juntos o melhor resultado possível.”
Em sua quarta temporada de MotoGP, o campeão da Moto2 de 2017, Franco Morbidelli vive o melhor momento de sua carreira. O italiano filho de mãe brasileira venceu três corridas em 2020, superou Quartararo e encerrou o ano como vice-campeão.
“Espero que seja uma grande temporada para o Vale e para mim. Temos um relacionamento forte há muitos anos e vamos aprender muito um com o outro“, disse Morbidelli. “Minha meta para 2021 é melhorar; me aperfeiçoar como pessoa, piloto e atleta. Sei que é difícil e difícil porque no ano passado fomos muito rápidos e fizemos grandes corridas e alcançamos ótimos resultados. No entanto, teremos que tentar melhorar em comparação com 2020, então esse é o meu objetivo, tentar ser melhor ano após ano.”
Criada do zero após a saída da Tech3, no final de 2018, a equipe Petronas SRT entra em sua terceira temporada já tendo atingido resultados notáveis, como ficar à frente da equipe de fábrica em 2020. Ritmo que o mentor do projeto e ex gerente do autódromo de Sepang, Razlan Razali espera manter em 2021.
“A equipe tem desfrutado de uma trajetória incrível desde que entrou no esporte e somos gratos à Petronas e à Yamaha por possibilitarem isso através de seu forte apoio e filosofia e aspirações compartilhadas“, disse Razali. “2020 foi um ano incrível para nós, mas estamos cientes de que sempre há áreas em que podemos melhorar. Esperamos outra luta difícil na pista ao longo da temporada que se inicia e vamos dar o máximo para apoiar Franco e Valentino e garantir que tenham todas as ferramentas à sua disposição.“
A pré-temporada de MotoGP finalmente começa na quarta-feira (3) quando apenas os pilotos de teste estão autorizados a entrar na pista de Losail, no Catar, para o primeiro shakedown do ano. No próximo sábado (6), e a vez dos titulares iniciarem o trabalho.