Dani Pedrosa venceu hoje (25) o Grande Prêmio da Malásia de MotoGP, no circuito de Sepang. O espanhol liderou de ponta a ponta a prova que ficou marcada pelo empurrão dado por Valentino Rossi em Marc Márquez quando disputavam o terceiro lugar.
O clima no circuito internacional de Sepang estava quente, dentro e fora da pista, graças às polêmicas declarações de Rossi ainda na quinta-feira, durante a entrevista coletiva de imprensa. Nessa ocasião, o italiano resolveu atacar verbalmente Márquez, o acusando de favorecer Jorge Lorenzo na última etapa realizada na Austrália.
Quando as luzes vermelhas se apagaram sob um calor de 36 graus centígrados, Pedrosa manteve a ponta, seguido por Márquez que também largou bem e Rossi em terceiro. Lorenzo, por outro lado partiu muito mal e caiu para o sexto lugar, atrás de Andrea Dovizioso e Andrea Iannone.
Mas Lorenzo estava em um ritmo fortíssimo e, em poucas curvas já havia conseguido superar as duas Ducati, passando para o quarto lugar. O espanhol rapidamente se aproximou de Rossi que vinha em terceiro, o ultrapassando ao abrirem a segunda volta, na frenagem para a curva 1.
Pedrosa vai abrindo na frente enquanto Márquez vem um pouco mais atrás seguido de perto pelos dois pilotos da Yamaha. Dovizioso já não conseguia acompanhar o grupo em quinto, enquanto Iannone abandonava a prova com problemas mecânicos.
De fato, o desempenho de Lorenzo era tão bom que na sexta volta marcou 2min00s606, novo recorde do circuito de Sepang. Instantes depois, sem nenhuma dificuldade, o espanhol superava também Márquez, subindo para a segunda posição. Rossi também encosta no piloto da Honda, mas não consegue a ultrapassagem.
Enquanto Pedrosa e Lorenzo vão abrindo na frente, Márquez fazia de tudo para impedir a passagem de Rossi. O seu ritmo parecia ser um tanto errático, alternando momentos de velocidade com outros de instabilidade e isso segurava o italiano, que vinha colado, logo atrás.
Na oitava volta, finalmente Rossi realiza a ultrapassagem, mas sem conseguir um traçado fluído necessário para que sua Yamaha M1 abrisse vantagem. Márquez se aproveitava da maior potência de sua Honda RC213V para superá-lo nas longas retas de Sepang, além de claramente partir para o “corpo a corpo” em todas as curvas com o italiano que disputa o título mundial.
Eles continuaram brigando curva a curva por quatro voltas seguidas. Rossi olhava e gesticulava para Márquez, claramente insatisfeito. O espanhol, por outro lado parecia alheio ao que estava acontecendo e continuava a meter sua moto na frente do italiano onde conseguisse. A situação parecia muito perigosa, com ambos no limite e a beira de um acidente.
Faltavam 15 voltas para o término da corrida e Rossi ainda não havia conseguido se livrar de Márquez. Enquanto isso, Pedrosa e Lorenzo abriam quase cinco segundos de vantagem para os dois. Na volta 12, o italiano consegue a ultrapassagem e finalmente parece que vai ficar com o terceiro lugar. O espanhol, contudo, continuava perturbando e foi aí que aconteceu o lance mais polêmico da corrida e dos últimos anos.
Rossi empurra Márquez
Rossi vinha por dentro entre as curvas 13 e 14 e tinha a preferência para a entrada da reta oposta, enquanto Márquez vinha ao seu lado por fora. O eneacampeão, então diminuiu a velocidade, olhou para o lado e empurrou o adversário com a perna esquerda, que acabou caindo e ficando fora da prova. Rossi, por outro lado seguiu na terceira posição.
O espanhol da Honda nem teve mais ânimo para continuar na prova, apenas levando a moto até os boxes. Pedrosa e Lorenzo corriam juntos na frente, separados por 1s com Rossi isolado em terceiro. Mais atrás, Dovizioso sofreu um acidente em uma dividida com Cal Crutchlow que o ultrapassava. O italiano, no entanto, não se feriu.
Não houve mais brigas na primeira posição com Pedrosa chegando à sua segunda vitória no ano. Satisfeito com a segunda posição, Lorenzo cruzou a linha de chegada 3s atrás do conterrâneo. Rossi foi o terceiro, mas não comemorou em nenhum momento. Bradley Smith conseguiu superar Crutchlow nas últimas voltas e ficar em quarto.
O mesmo fez Danilo Petrucci, que ultrapassou as duas Suzuki, de Aleix Espargaró e Maverick Viñales para chegar em sexto. Pol Espargaró foi o nono e Stefan Bradl colocou a Aprilia na décima posição, no melhor resultado para equipe até aqui. Confira aqui os resultados completos.
A polêmica continuou após o término da prova. Lorenzo ficou no pódio apenas para a execução do hino e receber seu troféu. O espanhol foi vaiado pelo público, que passou a aplaudir Rossi. O italiano, no entanto, não foi para a entrevista coletiva, indo direto para o aeroporto.
A direção de prova resolveu manter o terceiro lugar de Rossi, que agora tem sete pontos de vantagem para Lorenzo no campeonato. Entretanto, o italiano levou três pontos na carteira de habilitação que, somado com o outro ponto levado em San Marino fará com que a punição venha na próxima e derradeira etapa, em Valência. Lá, Rossi será obrigado a largar da última posição no grid de largada.